Introdução
Uma intranet é uma rede corporativa privada, projetada para ajudar os funcionários de uma organização a se comunicar, colaborar...
Uma intranet é uma rede corporativa privada, projetada para ajudar os funcionários de uma organização a se comunicar, colaborar, compartilhar documentos e outras informações. Ou seja, a Intranet ajuda os funcionários de uma empresa a desempenhar suas funções, bem como acessar ferramentas de produtividade.
Em geral, uma Intranet é hospedada e mantida nos servidores da própria empresa e só pode ser acessada por funcionários internos que tenham o acesso autorizado. Os sites e aplicativos de softwares de uma intranet se parecem e agem como qualquer outro, mas o firewall em torno de uma intranet impede o acesso e o uso não autorizados.
A Intranet usa os mesmos protocolos e tecnologias utilizados pela Internet, mas para uso privado. Ou seja, todos os conceitos da Internet aplicam-se também numa Intranet. Por exemplo, uma Intranet utiliza os protocolos TCP/IP, HTTP e outros protocolos da Internet.
Ambas, Internet e Intranet também utilizam o modelo cliente-servidor, em que diversas máquinas se conectam a um servidor que possui uma funcionalidade específica, como a de armazenamento de páginas web.
Os dispositivos de uma Intranet não estão disponíveis para o mundo fora da intranet. Todo computador na Internet é identificado por um endereço IP exclusivo. Em uma Intranet, cada computador também é identificado por um endereço IP, que é único entre os computadores dessa Intranet.
Extranet
Uma Intranet pode estar conectar à Internet. Quando isso ocorre, é possível acessar aplicações internas de uma rede local estando em qualquer parte do mundo. Nesse contexto, a Intranet recebe o nome de Extranet.
Contudo, o acesso a Extranet é restrito a usuários que possuam credenciais de login apropriadas. Outro aspecto importante, é que a extranet pode ser subdividida em várias áreas de especialidade, cada uma com diferentes requisitos de acesso. Assim, clientes, fornecedores e outros parceiros podem acessar informações pertinentes apenas as suas operações.
Uma Extranet requer segurança e privacidade. Isso pode incluir o gerenciamento do servidor de firewall, emissão e o uso de certificados digitais ou meios semelhantes de autenticação do usuário, criptografia de mensagens e o uso de redes virtuais privadas (VPNs) que fazem o tunelamento através da rede pública.
Exemplos de uso da Intranet
[td_block_ad_box spot_id="custom_ad_1"]Como mencionamos anteriormente, aplicações de Intranet são as mesmas que aplicações da Internet. A única diferença é que aplicações da Intranet residem em um servidor local e aplicações da Internet residem em um servidor remoto:
Alguns exemplos de aplicações são:
- Os navegadores
- Softwares para mensagens instantâneas
- Software para publicação de documentos, como manuais, guias de softwares, folhas de pagamentos de funcionários, planilhas eletrônicas, entre outros.
Diferença entre Intranet e Internet
Apesar das semelhanças, existem algumas diferenças entre Intranet e Internet. Veja algumas:
[td_block_ad_box spot_id="custom_ad_1"]- A Intranet é uma rede privada e a Internet é uma rede pública
- A Intranet não possui acesso à Internet
- A Intranet é mais cara que à Internet
- A Intranet é mais segura que à Internet
- A Intranet é mais confiável que a Internet
Questões de Concursos
Responda questões de múltipla escolha sobre o tema Intranet.
[mtouchquiz 110]Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.