quarta-feira, janeiro 27, 2021

Novo vídeo no canal. Se Inscreva !

12 questões de Português que já caíram em concursos anteriores. Pratique e teste seus conhecimentos.

Tente responder em 25 segundos.

Gosta deste tipo de conteúdo? Inscreva-se.

O que é VPN e como funciona ?

VPN é um acrônimo para Virtual Private Network (Rede Privada Virtual).  O objetivo de uma VPN é garantir segurança e privacidade a medida que você se comunica pela internet.  

As VPNs são bastante utilizadas por grandes organizações para que os funcionários acessem a rede interna da empresa remotamente e de forma segura, por exemplo. A VPN age como uma espécie de firewall, que em vez de proteger seu computador, mantém seguro os seus dados enquanto trafegam pela rede. 

A internet é uma rede pública e inerentemente insegura. Muitas aplicações ainda enviam suas informações sem nenhuma segurança ou proteção de privacidade. Com isso, qualquer usuário da internet está vulnerável a criminosos que possam roubar seus dados pessoais, informações bancárias, entre outros.  

Por este motivo, é necessário criar alguns mecanismos de segurança para que as informações trocadas entre os computadores de uma VPN não possam ser lidas por outras pessoas. O mecanismo mais utilizado pelas VPNs é a criptografia. 

Criptografia nada mais é que processo de embaralhar algumas informações de maneira que não possam ser lidas. Ao se conectar à internet usando uma VPN, sua conexão se torna criptografada. Isso significa que, caso cibercriminosos interceptem os dados que estão sendo transmitidos, tudo que eles terão será um código ilegível. 

O conceito de tunelamento se faz presente quando o assunto é VPN.  O tunelamento consiste em criar um túnel para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso.  Quando uma VPN é ativada, ela cria um túnel de segurança entre seu dispositivo e a internet. Tudo o que acontece nesse túnel é criptografado, o que significa que só você tem acesso a isso.  

Como analogia, imagine você dirigindo seu carro por uma rodovia, enquanto um helicóptero com cibercriminosos te persegue. Logo a frente, a um tunel. Você entra no túnel, e este helicóptero não pode ver mais nada do que você está fazendo. Desde que esteja no túnel, você está seguro. 

Antes de entendermos todo o funcionamento de uma VPN, precisamos falar sobre como você acessa a internet. Um endereço IP é um conjunto exclusivo de números que identificam seu dispositivo quando ele se conecta a internet. Pense nele como se fosse seu endereço residencial. 

Todos os dispositivos que acessam a internet recebem um endereço IP. Isso significa que um Provedor de serviços de Internet (ISP) atribuiu um endereço IP ao seu roteador. Se você usa WiFi, seus dispositivos terão seus próprios endereços IP atribuídos.  Como o seu endereço IP vem de seu provedor, ele tem seu nome, local e toda a sua atividade na web vinculada a ele. Se o ISP for invadido, seus dados podem cair na mão de um cibercriminoso. O ISP ainda poderia entregar seus dados se houver um mandado ou até emitir um alerta a você caso esteja envolvido com pirataria. 

Ao se conectar em um servidor de VPN, você irá obter o endereço IP de um dos servidores que qualquer região que ele esteja ocultando seu endereço IP nesse processo.  Qualquer pessoa que tentar examinar suas atividades conseguirá ver apenas o endereço IP do seu provedor de VPN. Com isso, seus hábitos de navegação ficarão ocultos de ISPs, cibecriminosos e vigilância do governo. 

Um problema da rede VPN é em relação à dependência da velocidade da internet disponível, ainda mais se a quantidade de tráfego que ela envia for grande.  Conexões ruins podem acarretar problemas técnicos e atrasos sem que o usuário tenha controle sobre isso. 

Razões para se utilizar VPN

  • Tornar a rede WiFi pública mais segura 
  • Fazer stream de conteúdo bloqueado em sua região 
  • Acessar sites bloqueados 
  • Evitar censura 
  • Evitar rastreamento pelo provedor de serviços de internet 
  • Evitar discriminação de preços 

Como funciona uma VPN ?

Suponha que dois computadores queiram se comunicar usando uma VPN. Cada computador deve ter um software VPN para o envio e recebimento de dados.  O processo para o envio de dados é o seguinte: 

  1. Os dados são criptografados e encapsulados 
  2. Informações extras, como o número do IP da máquina do remetente, são adicionadas aos dados que serão enviados para que o receptor possa identificar quem está mandando as informações. 
  3. O pacote contendo todos os dados é enviado através do túnel criado até o computador de destino 
  4. A máquina receptora irá detectar o computador remetente através das informações extras acrescentadas ao pacote de dados. 
  5. Os dados são recebidos e desencapsulados. 
  6. Finalmente os dados são descriptografados e armazenados no computador de destino. 

Temos um grupo no WhatsApp onde compartilhamos várias questões de português para concursos diariamente. Acesse e participe: https://chat.whatsapp.com/GkPOwZV3vTD5smPaK1JvDo

Receba nossas questões também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:https://t.me/portuguesparaconcursos

Dicas de Português para Concursos

Mecher ou mexer? Qual é o correto?

Aprenda a maneira correta de usar a palavra mexer e seus possíveis significados

Viagem ou viajem? Qual é o correto?

Aprenda quando usar as palavras viagem e viajem da maneira correta.

Sessão, seção, secção ou cessão?

Aprenda como usar as palavras sessão, seção, secção e cessão e seus respectivos significados.

Onde ou aonde: Qual usar?

Acabe com as suas dúvidas na hora de usar onde e aonde.

Se não ou senão? Aprenda como usar e nunca mais erre

Se não ou senão? Aprenda o uso correto e nunca mais erre a grafia. Veja exemplos e saiba como utilizá-los. Dicas para concurseiros! 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui