HomePortuguêsDicas de PortuguêsVisão geral sobre as Sílabas

Visão geral sobre as Sílabas

Uma pequena revisão sobre as sílabas e a diferença entre sílabas átonas e tônicas. Sílabas; Sílaba átona; Sílaba tônica.

Publicidade

Em todo e qualquer estudo que você realizar sobre a Língua Portuguesa, as sílabas estarão presentes e você provavelmente sabe o que é uma sílaba, não é mesmo? Mas e se eu lhe pedisse para que você me explicasse agora mesmo o que é uma sílaba? Você conseguiria? Se você precisou pensar, esse artigo foi escrito especialmente para você! 

Pra começar, sílabas são fonemas ou um grupo de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz, tendo como base as vogais A, E, I, O e U. Deste modo, não há sílaba sem vogal e o número de sílabas em uma determinada palavra passa pela contagem do número de vogais. 

Publicidade

Receba dicas e questões de Português pelos nossos grupos do WhatsApp e Telegram!

 WhatsApp  Telegram

Vamos a um exemplo? 

Propaganda

Na palavra PARANÁ, são emitidos três grupos de fonemas sequenciais conectados pelas vogais: 

PARANÁ 
PA-RA-NÁ 

Não tem segredo. A separação silábica é bastante simples: em ESTUDO, separa-se ES-TU-DO, enquanto na palavra ESCOLA a separação ocorre em ES-CO-LA. Você provavelmente se lembrou de realizar alguma atividade de separação silábica na escola, não é mesmo? 

SÍLABAS ÁTONAS (SA) E SÍLABAS TÔNICAS (ST) 

Em uma visão geral sobre as sílabas, é indispensável falar sobre as sílabas átonas e tônicas. Elas existem dependendo da maior ou menor intensidade na entonação vocálica, sendo as sílabas tônicas aquelas que possuem maior intensidade fonética, enquanto as sílabas átonas são pronunciadas com uma intensidade fonética mais baixa.  

Um exemplo bastante fácil consiste na separação silábica da palavra SABEDORIA. Veja abaixo: 

SABEDORIA 
SA-BE-DO-RI-A 
(SA) (SA) (SA) (ST) (SA) 

Ora, a palavra Sabedoria é separada com quatro sílabas átonas (SA; BE; DO e A) e por uma única sílaba tônica na qual há uma maior intensidade vocal (RI).  

Agora que você aprendeu sobre as sílabas, que tal aprender um pouco mais sobre os ditongos? Clique aqui para conferir. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui