segunda-feira, maio 3, 2021
Home Português Dicas de Português Reticências: quando utilizar?

Reticências: quando utilizar?

O que é reticências? Descubra agora quando utilizar as reticências, o famoso três pontinhos. Função da reticências.

As reticências [ … ] são um sinal de pontuação que marca uma interrupção na frase, mais especificamente representando uma suspensão do tom. Vamos conhecer os seus usos? 

Reticências são utilizadas quando é necessário indicar a interrupção de uma ideia ou pensamento, como nas frases “Vou chegar cedo, já que…” e “Ela ficou zangada, porque…”.  

Também são empregadas quando se busca apresentar uma situação que ainda não acabou, tendo como exemplos as frases “Ainda há sol…” e “Os minutos não passavam…”. 

Propaganda

Se você tem o hábito da leitura já deve saber que na língua escrita, as reticências também são utilizadas quando o autor busca demonstrar sentimentos e sensações como hesitações, ironia, suspense, dúvidas, entre outros. Como exemplos podemos citar as sentenças “Não… ela não… ela não estava lá… eu a vi… bem… eu a vi em outro lugar” e “Bem, é claro que precisamos encontrar… o culpado!”. 

As reticências ainda podem ser utilizadas quando se busca dar uma maior ênfase para algo na sentença, como nas frases “Meu amigo-secreto é… o Marcos” ou “Nós precisamos ir embora… imediatamente!”. 

Perceba, as reticências ou “os três pontinhos” possuem inúmeras funções na Língua Portuguesa escrita, sempre representando a intenção de demonstrar a interrupção ou suspensão em diferentes contextos e situações. É importante que você domine o uso das reticências tanto na leitura quanto na escrita. 

Agora que você compreendeu o que são as reticências e quando você deve utilizá-las, que tal responder a um exercício? Clicando aqui você será redirecionado para uma questão de pontuação voltada para concursos públicos. 

Propaganda
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/LKxbzbWQ2ViEDxoUTV9u0i

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos


Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.
Conhecer Canal

POSTS RELACIONADOS

O que são fonemas?

Entenda o que são fonemas e porque eles são de extrema importância para a língua portuguesa. Aprenda sobre fonemas sonoros, surdos, orais e nasais.

O que é variação linguística?

O que é variação linguística? Variação Linguística. Variações sociais. Variações estilísticas. Variações regionais.

Reticências: quando utilizar?

O que é reticências? Descubra agora quando utilizar as reticências, o famoso três pontinhos. Função da reticências.

O que é concordância nominal?

O que é concordância nominal? Veja nesta dica rápida exemplos e frases com concordância nominal. Significado de concordância para a gramática.

Etimologia: saiba o que é e confira exemplos

Descubra agora mesmo o que é etimologia. Significado de etimologia. Origem da palavra etimologia. Exemplos de etimologia.

Questões de Português Para Concursos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui