As reticências [ … ] são um sinal de pontuação que marca uma interrupção na frase, mais especificamente representando uma suspensão do tom. Vamos conhecer os seus usos?
Reticências são utilizadas quando é necessário indicar a interrupção de uma ideia ou pensamento, como nas frases “Vou chegar cedo, já que…” e “Ela ficou zangada, porque…”.
Também são empregadas quando se busca apresentar uma situação que ainda não acabou, tendo como exemplos as frases “Ainda há sol…” e “Os minutos não passavam…”.
Se você tem o hábito da leitura já deve saber que na língua escrita, as reticências também são utilizadas quando o autor busca demonstrar sentimentos e sensações como hesitações, ironia, suspense, dúvidas, entre outros. Como exemplos podemos citar as sentenças “Não… ela não… ela não estava lá… eu a vi… bem… eu a vi em outro lugar” e “Bem, é claro que precisamos encontrar… o culpado!”.
As reticências ainda podem ser utilizadas quando se busca dar uma maior ênfase para algo na sentença, como nas frases “Meu amigo-secreto é… o Marcos” ou “Nós precisamos ir embora… imediatamente!”.
Perceba, as reticências ou “os três pontinhos” possuem inúmeras funções na Língua Portuguesa escrita, sempre representando a intenção de demonstrar a interrupção ou suspensão em diferentes contextos e situações. É importante que você domine o uso das reticências tanto na leitura quanto na escrita.
Agora que você compreendeu o que são as reticências e quando você deve utilizá-las, que tal responder a um exercício? Clicando aqui você será redirecionado para uma questão de pontuação voltada para concursos públicos.
É muito bom os conteúdos os exercícios aprendo muito com eles.