HomeInternetQual a diferença entre internet e intranet?

Qual a diferença entre internet e intranet?

- Advertisement -

Neste artigo, você entenderá a diferença entre internet e intranet. 

Tanto a internet quanto a intranet são utilizadas para conectar muitos dispositivos entre si para compartilhar informações. Mas entre eles existem muitas diferenças. 

A internet é uma rede mundial que interliga milhões de dispositivos em todo o mundo. É uma forma fácil e barata de fazer com que dispositivos distantes possam se comunicar e compartilhar informações. Qualquer pessoa pode acessar, compartilhar e obter informações da internet.  

 Hoje, muitos dispositivos conseguem acessar a internet. Alguns dispositivos que acessam a internet são: os computadores, smartphones, vídeo games e até mesmo televisões. 

Já a intranet, também é utilizada para compartilhar informações, mas dentro de uma área restrita. A intranet é um espaço restrito a um determinado público para compartilhamento de informações restritas. Um ponto a ressaltar, é que a intranet pode ser acessada através da internet, mas com restrições.  

Geralmente, uma rede intranet é utilizada por empresas para a troca de informações, a troca de mensagens instantâneas (chats), fóruns, sistemas de gerenciamento site e serviços online. Uma intranet também pode ser útil para conectar empregados de uma empresa que trabalham em escritórios diferentes. Agora vamos as diferenças. 

Como a internet pode ser acessada por qualquer pessoa, o número de usuários da internet é muito grande. Já na intranet o número de usuários depende da empresa. Portanto, na intranet o número de usuários é limitado. 

A internet, como já mencionamos, pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha um dispositivo capaz de se comunicar com a internet. Em contrapartida, a intranet só pode ser acessada por funcionários de uma empresa que tenha autorização para acessa-la. 

Quando alguém se conecta na internet, um endereço IP único é atribuído a um computador ou dispositivo. Um computador na internet pode ser identificado por um endereço IP. Na intranet, o computador também é identificado por um endereço IP, mas ele é único somente entre todos os computadores de uma intranet em particular. 

Como milhões de usuários acessam a internet diariamente, para compartilhamento de arquivos e dados com outros usuários, podemos dizer que o tráfego da internet é muito alto. Já na intranet, onde o número de usuários é limitado, o trafego é bem menor.  

Outro ponto no qual as duas redes se diferem é a segurança. Como na internet qualquer pessoa pode ter acesso, existem usuários mal-intencionados que atuam com proposito de roubar suas informações pessoais e cometer outros diversos tipos de crimes cibernéticos. Já na intranet, além do número de pessoas que acessam a rede ser limitado, essas pessoas são bem conhecidas pela organização. Então, a intranet é uma rede mais segura do que a internet. 

A internet é uma rede que consistem em LANs, WANs e MANs. Uma intranet é construída com tecnologias para redes locais (LANs) e redes de longa distância (WANs). 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba várias dicas e questões de Informática. Acesse e participe: https://chat.whatsapp.com/EjFpgWPA4nGK5Yu2JjFWEH

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:https://t.me/concursosinformatica

- Advertisement -
- Advertisement -
- Advertisement -

Questões de Informática Para Concursos

Posts Relacionados

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui