Um navegador web (web browser) é um programa de computador usado para acessar e visualizar sites e informações na World Wide Web (www). Em outras palavras, um navegador é um software que é usado para acessar a Internet. 

Um browser permite que você visualize sites e realize ações nele, como fazer login, ver fotos e vídeos, ler notícias, enviar e receber e-mails, entre diversas outras ações. 

Tecnicamente, um navegador da Web é um programa cliente que usa HTTP (Hypertext Transfer Protocol) para fazer solicitações em servidores da Web por toda a Internet. Ou seja, um navegador é baseado na arquitetura de redes Cliente/Servidor

Lista de navegadores populares

Os navegadores mais comuns no mercado são:

  • Google Chrome
  • Microsoft Edge 
  • Mozilla Firefox 
  • Opera 
  • Safari 

Existem outros navegadores com menor popularidade. A título de curiosidade deixaremos outra lista aqui. (Atualizaremos sempre que possível).

  • Wyzo
  • Comodo Dragon
  • Konqueror

Vale ressaltar que diversos navegadores da web estão disponíveis com recursos diferentes e são projetados para serem executados em sistemas operacionais diferentes (como Windows, Linux, MAX Os). Os principais navegadores têm versões para dispositivos móveis que são versões mais leves para acessar a Web em dispositivos móveis como smartphones e tablets. 

Qual o navegador certo para você? 

Cada navegador tem suas vantagens e desvantagens. A melhor forma de descobrir qual é o melhor para você, é indo ao site dos navegadores e fazendo o download do programa para experimenta-los. 

Alguns sites podem ser exibidos melhor em determinados navegadores, devido a maneira como foram codificados. Por isso, é recomendado que você tenha no mínimo dois navegadores.  

Imagine que você esteja preenchendo um formulário de cadastro em seu navegador principal e que por algum motivo ele não funciona como o esperado. Então, pode ser que em seu navegador secundário o formulário funcione corretamente.

Plug-ins para navegadores

Alguns browsers disponibilizam suporte a plug-ins, que são programas auxiliares que você pode baixar para personalizar sua experiência de navegação. Por exemplo, os plug-ins podem ajudá-lo a preencher formulários automaticamente, verificar sua gramática e ortografia, silenciar sons indesejados no seu navegador, enviar lembretes e muito mais. 

Note que apesar de alguns browsers permitir plug-ins, plug-ins disponíveis em um browser pode não estar disponível em outro. 

O que significa o termo  pop-up no contexto dos navegadores? 

O termo pop-up refere-se a uma janela que se abre de forma automática ao visitar uma página web. Seu propósito na maioria das vezes é ser um meio de realizar propagandas ou exibir alguma informação extra. 

Como informação adicional, propagandas são indesejadas para a maioria dos usuários. Hoje existem diversos softwares que permitem o bloqueio dessas propagandas. 

Questões de Concursos 

Responda questões fáceis sobre o tema navegadores (browsers) de Internet. 

Parabéns. Você completou o quiz.
Você acertou %%SCORE%% de %%TOTAL%% questões.
Sua porcentagem de acerto foi de %%PERCENTAGE%%.

%%RATING%%
Your answers are highlighted below.
Questão 1
(FADESP/COSANPA/Engenheiro Civil/2017)

São nomes de navegadores na Internet
A
Opera, Edge, Safari e Wyzo.
B
Chrome, Opera, Internet Explorer e Gobby.
C
Internet Explorer, Chrome, Firefox e NotePad.
D
Chrome, Edge, Internet Explorer e Calc.
Questão 2
(UEM/UEM/Técnico em Informática/2018)

Os navegadores de internet são ainda a principal porta de entrada da internet para o usuário comum de computadores desktop.


Assinale a alternativa que contém somente navegadores de internet.
A
Opera, FTP, HTTPs e Firefox
B
Filezilla, Chrome, Internet Explorer e Edge
C
Chrome, Opera, Firefox e Safari
D
Edge, Netbeans, Opera e Firefox
E
Apache, Mysql, Edge e Chrome
Questão 3
(COPEVE-UFAL/UFAL/Assistente de Tecnologia da Informação/2014)

Um browser é
A
um programa que permite a navegação na Internet e a visualização das páginas na Web.
B
uma rede de computadores de alcance mundial.
C
uma conexão limitada, sujeita às variações do tempo e ao custo de equipamentos muito caros.
D
um processo de captura de informações pela cópia de arquivos localizados em computadores distantes por seu próprio computador local.
E
um sistema de busca por palavras-chave em bases de dados, nas quais foram incluídas, automaticamente, páginas Web através de “robôs” de busca pela rede.
Quando você terminar, clique no botão abaixo. Se algum item estiver incompleto ele será marcado como incorreto. Ver Resultados
Existem 3 questões incompletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui