domingo, maio 2, 2021
Home Português Dicas de Português O que são fonemas?

O que são fonemas?

Entenda o que são fonemas e porque eles são de extrema importância para a língua portuguesa. Aprenda sobre fonemas sonoros, surdos, orais e nasais.

Fonema nada mais é do que os sons que os seres humanos emitem, e que formam palavras. Parece algo simples, mas os fonemas são de extrema importância para a língua portuguesa, pois eles são a base para que haja uma comunicação. Quer saber mais sobre as funções e a importância dos sons que emitimos? Confira abaixo a explicação completa. 

Fonemas

A palavra fonema vem do grego fono=som + ema= unidade distinta. Como dito anteriormente, fonema corresponde ao som que os humanos emitem, que ao serem unidos acabam formando o som de uma palavra. Na hora de passar os fonemas para a forma escrita utilizam-se as letras.  

Na palavra C – A – S – A há 4 letras e 4 fonemas. No entanto, deve-se prestar atenção pois algumas palavras vão ter mais fonemas que letras ou o oposto. 

  • T – Á – X – I. A palavra “táxi” tem 4 letras, mas 5 fonemas, pois a letra “x” apresenta o som de “ks”. Logo se tem os fonemas /T/Á/K/S/I/. O mesmo ocorre nas palavras “sexo”“maxilar” e “tóxico” por exemplo. 
  • H – E – B – R – A – I – C – O. A palavra “hebraico” tem 8 letras, mas 7 fonemas, pois nesse caso a letra “h” não emite nenhum som. Logo, os fonemas são /E/B/R/A/I/C/O/. O mesmo ocorre nas palavras “homem”“hebreu” e “hepatite” por exemplo. 
Propaganda

Atenção: Os fonemas também podem ser classificados de acordo com a passagem de ar pelos pulmões.  

  • Fonemas sonoros são aqueles que fazem as cordas vocais vibrarem. Ex.: /D/G/J/V/Z/ 
  • Fonemas surdos são aqueles que não fazem as cordas vocais vibrarem. Ex.: /F/K/S/T/X/ 
  • Fonemas orais são aqueles que o som é emitido apenas pela boca. Ex.: /A/B/T/K/ 
  • Fonemas nasais são aqueles liberados pela boca e pelo nariz. Ex.: /Ã/M/N/ 

Agora você já sabe a função, importância dos fonemas na língua portuguesa e como ele se diferencia das letras. É importante não confundi-los! Quer conhecer melhor a língua portuguesa? Basta clicar nesse link que você será redirecionado para a nossa página recheada de dicas que vão te ajudar na hora de prestar concurso público. 

Propaganda
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/LKxbzbWQ2ViEDxoUTV9u0i

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos


Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.
Conhecer Canal

POSTS RELACIONADOS

O que são fonemas?

Entenda o que são fonemas e porque eles são de extrema importância para a língua portuguesa. Aprenda sobre fonemas sonoros, surdos, orais e nasais.

O que é variação linguística?

O que é variação linguística? Variação Linguística. Variações sociais. Variações estilísticas. Variações regionais.

Reticências: quando utilizar?

O que é reticências? Descubra agora quando utilizar as reticências, o famoso três pontinhos. Função da reticências.

O que é concordância nominal?

O que é concordância nominal? Veja nesta dica rápida exemplos e frases com concordância nominal. Significado de concordância para a gramática.

Etimologia: saiba o que é e confira exemplos

Descubra agora mesmo o que é etimologia. Significado de etimologia. Origem da palavra etimologia. Exemplos de etimologia.

Questões de Português Para Concursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui