certificacao
certificacao

Este artigo se propõe a fazer uma breve introdução sobre o principal assunto do nosso blog, as certificações. Então, explicarei o conceito de certificação, apresentarei alguns pontos sobre a importância de obter uma certificação e ainda, como as mesmas são vistas enquanto um diferencial para o profissional da área de T.I pelas organizações no mercado competitivo.

O que é uma certificação?

Certificação é o processo no qual uma entidade de terceira parte avalia o grau de conhecimento técnico e habilidades necessárias do profissional em determinada área. As certificações são como títulos e significa a obtenção do aval de um fabricante, organização ou associação. Geralmente as mesmas são reconhecidas oficialmente e mundialmente por empresas e instituições de ensino.

Hoje em dia, várias empresas oferecem á profissionais e empresas de diversas áreas a oportunidade de certificarem-se em seus produtos, como por exemplo: Microsoft, Oracle Corporation, Red Hat, Cisco Systems e Zend Technologies.

Para obter uma certificação é necessário fazer uma prova para testar os conhecimentos específicos em determinada área, que pode ser de caráter discursivo, múltipla escolha ou ambas, no qual o profissional deve obter uma porcentagem especifica de acertos para conquistar a certificação. Essa porcentagem vária de acordo com a certificação.

Em alguns casos, o profissional pode obter certificações apenas comprovando seus conhecimentos técnicos por meio de documentos obtidos em determinado período de experiência atuando em determinada função. Essas titulações relacionam-se em sua maioria a cargos de gerente de projetos.

A importância da certificação para os profissionais de TI

A certificação profissional é um dos principais pontos observados no momento de uma contratação na área de TI e pode ser vista como um diferencial competitivo. As empresas valorizam profissionais certificados, visto que, que as mesmas precisam de pessoas especializadas para implementar, desenvolver e manter sistemas críticos. Falhas em sistemas podem provocar prejuízos financeiros e podem comprometer a reputação da empresa junto ao mercado. Diante disso, gestores de TI estão sempre em busca de reter e aumentar sua equipe com profissionais altamente qualificados.

A compTIA é considerada uma das maiores associações comerciais da indústria de tecnologia da informação. Ela é uma associação sem fins lucrativos que emite certificações profissionais para a indústria de TI. A compTIA descreveu 5 características de um profissional certificado obtidas a partir de um estudo:

São mais confiantes: O profissional que confia em suas habilidades é capaz de trabalhar de forma proativa, antevendo e resolvendo problemas antes que os mesmos impactem a organização de forma negativa. O funcionário certificado acredita no seu conhecimento, para realizar suas funções de forma mais eficiente.

São mais experiêntes: A diferença entre profissionais certificados e não certificados se mostrou impressionante. Equipes com pessoas certificadas possuem o insights necessário para tomar boas decisões de executar tarefas críticas de forma correta.

O estudo mostrou ainda que um profissional certificado com menos de 1 ano de experiência na área de suporte, possui 52% mais domínio de conhecimento que um profissional não certificado com três anos de experiência.

Atinge a proeficiência no trabalho mais rapidamente: Profissionais que atingem a proficiência são capazes de compreender melhor todo o ambiente, identificar e comunicar de forma clara problemas e oportunidades, além de agregar valores a organização de forma ágil.

São mais confiáveis: Um funcionário certificado proporciona as empresas a garantia de que possuem recursos internos confiáveis e bem preparados, além de transmitir maior credibilidade junto a seus clientes. De acordo com o estudo, os funcionários certificados obtiveram melhores níveis de desempenho em relação aos não certificados ao concluírem um conjunto de tarefas objetivamente mensuráveis, de forma mais confiável e consistente.

Tem um desempenho superior: Como dito no item anterior, funcionários certificados tendem a atuar em atividades com um desempenho de alto nível. Porém, o desempenho em tarefas críticas cai após 4 anos de certificação. Para que isso não ocorra é necessário um treinamento contínuo, mesmo com a certificação em mãos.

Alguns benefícios da certificação

Uma certificação na área de TI pode ajudar o profissional obter um aumento salarial, bem como várias oportunidades de evolução na carreira. Além disso, agrega um alto valor no currículo. Os benefícios vão além do lado financeiro, mais isto ficará para um próximo artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui