quinta-feira, setembro 23, 2021
HomePortuguêsDicas de PortuguêsO que é variação linguística?

O que é variação linguística?

O que é variação linguística? Variação Linguística. Variações sociais. Variações estilísticas. Variações regionais.

Publicidade

variação linguística consiste na diversidade de uma mesma língua envolvendo as possibilidades de mudança de elementos diversos, como ocorre na pronúncia, no vocabulário, na morfologia e na sintaxe. Esse fenômeno interessante ocorre devido ao fato de que a língua é sensível a fatores como a região geográfica, sexo, idade, perfil socioeconômico do falante a até mesmo ao grau de formalidade ou de informalidade nos processos comunicativos. 

Basta perceber, por exemplo, a diferença que ocorre nas palavras e frases utilizadas por populações de diferentes regiões brasileiras, como no caso dos nordestinos e dos paulistas e até mesmo como você pratica a variação linguística quando você está conversando com um amigo de longa data ou com o seu chefe. 

OS TIPOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA 

Como você deve ter notado, existem diferentes tipos de variação linguística. O primeiro a ser abordado consiste justamente no exemplo da diferença entre falas nas diferentes regiões, que é denominado como variação regional. Em algumas partes do Sul do Brasil, por exemplo, o termo “piá” é utilizado para se referir a um menino, enquanto em regiões do Nordeste a palavra “liso” é utilizada para indicar alguém que está sem dinheiro. São expressões que fazem sentido dentro do contexto regional. 

Propaganda

Existem também as variações sociais, que podem ser tanto fonológicas, como quando uma pessoa diz “bão” ao invés de “bom”, quanto morfológicas, quando uma pessoa diz “vinte peça” ao invés de “vinte peças”. 

Por fim, cumpre-se ainda apresentar as variações estilísticas, as quais são representadas pela utilização de palavras e expressões em contexto de maior ou menor formalidade. É o exemplo que citamos anteriormente, quando você fala de um modo com um amigo próximo (informal) e de outro modo quando você está conversando com o seu chefe (formal). Em situações informais, por exemplo, é comum o uso de gírias, enquanto você não costuma utilizá-las em situações formais, como em um evento profissional. 

Um outro exemplo de variação linguística pode ser conhecido aqui consiste na diferença entre as palavras “assobiar e “assoviar”. Clique e confira. 

Propaganda
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/JZBz9SjAt4iKz9Mh97tIl9

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos


Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.
Conhecer Canal

POSTS RELACIONADOS

Publicidade
Publicidade

Questões de Português Para Concursos

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui