USB (Universal Serial Bus) é uma interface plug-and-play que permite que um computador se comunique com diversos outros dispositivos e periféricos. Hoje, existem milhões de dispositivos USB que podem ser conectados ao seu computador. Exemplos de periféricos são mouse, teclado, impressora, monitor, scanner, entre outros.  

O termo “Plug and Play” significa que o Sistema Operacional (SO) automaticamente o reconhece um dispositivo e o instala ao ser plugado ao computador. Além disso, a maioria dos dispositivos USB pode ser facilmente conectada a um computador sem necessariamente reinicia-lo. A maioria dos computadores é configurado para emitir um sinal sonoro, quando um novo dispositivo for conectado.  

O USB também pode ser utilizado para enviar energia para determinados dispositivos, como smartphones e tablets, com o propósito de recarregar suas baterias. 

O USB é um tipo de padrão de conexão para diferentes tipos de dispositivos. Em outras palavras, ele foi desenvolvido para simplificar a conexão entre computadores e outros dispositivos periféricos. Antes do USB, os dispositivos tinham uma infinidade de conectores. Alguns de seus principais benefícios são uma maior taxa de transmissão de dados e um número reduzido de conectores

O Universal Serial Bus foi muito bem aceito. Como já mencionado anteriormente, existem diversos dispositivos que se beneficiam de portas e cabos USBs. Hoje, é comum você encontrar uma conexão USB disponível em qualquer dispositivo semelhante a um computador, como console de jogos, TVs e até mesmo em automóveis. 

Versões USB

Existem 3 principais versões do padrão USB: 

  • USB 1.1 (Full Speed USB): pode atingir uma taxa máxima de transmissão de até 12 Mbps. 
  • USB 2.0 (High-Speed USB): pode atingir uma taxa máxima de transmissão de até 480 Mbps. Normalmente encontrado em pen drives, mouses e teclados. 
  • USB 3.0 (SuperSpeed USB ): pode atingir uma taxa máxima de transmissão de até 4.8 Gbps teoricamente. É muitos mais rápido que USB 2.0 e é indicado para HDs externo. Normalmente, é um USB 3.0 é identificado pela sua cor azul. 
  • USB 3.1 (Superspeed+): pode atingir uma taxa máxima de transmissão de até 10 Gbps (10,240 Mbps). 

O que são portas USB? 

Diversos computadores modernos possuem pelo menos uma porta USB. Veja alguns dos locais que normalmente possuem portas USB. 

  • PC (Personal Computer) : um PC possui portas USB na parte frontal e traseira de seu gabinete. 
  • Notebooks: possui portas USB na esquerda, direita ou em ambos os lados do Notebook. 
  • Tablets e smartphones: ambos, possuem portas USB na porta de carregamento e transferência de dados.   

Conectores USB 

Existem vários tipos de cabos USB, veja os principais em detalhes abaixo. 

USB Tipo A: é constituído de uma interface plana e retangular e são os conectores mais comuns.  Os conectores tipo A são utilizados em dispositivos que fornecem energia como um computador, TVs, console de jogos e outros dispositivos.  

USB Tipo A

USB Tipo B:  possui um formato quase quadrado e é utilizado em dispositivos que recebem energia. O exemplo mais comum deste conector são as impressoras. 

USB Tipo B

USB Tipo C: possui um formato retangular com 4 cantos arredondados. É o novo padrão USB e que promete uma maior taxa de transferência. Este padrão será encontrado muitas vezes em notebooks, laptops e smartphones novos. 

USB Tipo C

Questões de Concursos

Responda questões de concurso sobre o tem USB e tecnologias associadas.

Parabéns. Você completou o quiz.
Você acertou %%SCORE%% de %%TOTAL%% questões.
Sua porcentagem de acerto foi de %%PERCENTAGE%%.

%%RATING%%
Your answers are highlighted below.
Questão 1
(UFMT/UFMT/Administração/2014)

Os dispositivos USB 3.0 suportam taxa de transferência máxima de até
A
4,8 Gbps.
B
9,2 Gbps.
C
480 Mbps.
D
120 Mbps.
Questão 2
(CETRO/AMAZUL/Tecnólogo/2015)

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de conexão existente no mercado cujas características são: é universal, possui conexão do tipo plug and play, alimentação elétrica e a transmissão de dados é de até 4,8 Gigabits por segundo.
A
Firewire.
B
Thunderbolt.
C
USB 1.0.
D
USB 2.0.
E
USB 3.0.
Questão 3
(BIO-RIO/CRMV-RJ/Técnico de contabilidade/2014)

A figura ilustra três exemplos de um dos dispositivos de armazenamento de dados mais utilizados atualmente, considerando o baixo custo, a capacidade de armazenamento de dados, a confabilidade e a facilidade de uso. Esses dispositivos são integrados à configuração de um computador por meio de um conector conhecido por uma sigla.



O termo pelo qual esse dispositivo é conhecido e a sigla para o conector utilizado são, respectivamente:
A
A) pendrive e HDMI
B
B) scanner e HDMI
C
C) pendrive e RJ45
D
D) scanner e USB
E
E) pendrive e USB
Quando você terminar, clique no botão abaixo. Se algum item estiver incompleto ele será marcado como incorreto. Ver Resultados
Existem 3 questões incompletas.

Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui