spyware

Um spyware (em português, programa espião) são programas desenvolvidos para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Em outras palavras, esses programas gravam secretamente o que um usuário faz em um computador. 

Spywares podem ser utilizados para fins legítimos, mas quase sempre são utilizados de maneira mal-intencionada. Esses programas raramente ou nunca incluem um mecanismo para o usuário supervisionar e aprovar quais informações estão sendo coletadas e como são compartilhadas, mesmo se o uso for legal.

O objetivo de um programa espião é na maioria das vezes capturar senhas, credenciais bancárias e detalhes de cartão de crédito e enviar essas informações aos fraudadores. No entanto, além da coleta dessas informações, um spyware pode acabar com os recursos de computação de um computador, como largura de banda, capacidade de processamento e memória sem qualquer controle. 

Normalmente, um usuário nunca saberá que tem um programa spyware mal-intencionado em seu computador. Ele tende a funcionar silenciosamente em segundo plano e a funcionalidade e qualidade dos programas podem ser muito atraentes. 

Protegendo um computador contra spyware 

Os programas espiões costumam ser distribuídos como shareware ou freeware com restrições mínimas de licença para prender o maior número de pessoas possível. No entanto, um computador também pode ser infectado por um spyware, visitando um site infectado, baixando ou instalando um software infectado, baixando um anexo de e-mail, entre outros. 

A melhor forma de controlar o spyware é impedi-lo de entrar em seu computador. Alguns usuários usam soluções de segurança na Internet com recursos confiáveis de antivírus e proteção proativa. Mas, caso o computador seja infectado, a maioria das ferramentas antivírus e anti-malwares podem eliminar os spywares.

Tipos de spywares

Aqui iremos abordar dois tipos de spywares que caem com frequência em questões de concursos públicos. 

  • Screenlogger: é um tipo de spyware capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais. 
  • Keylogger: é um tipo de spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário e enviar tais informações para fraudadores utilizarem.

Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui