spam

Spam se refere às mensagens eletrônicas não solicitadas ou indesejadas que são enviadas para um usuário na Internet. É gerado principalmente por e-mails, no qual é conhecido como “lixo eletrônico”. Entretanto, um usuário pode receber spams por outros tipos de mídias como por exemplo, spam de redes sociais por meio de mensagens no Facebook.  

Na maioria das vezes, o spam tem por objetivo promover um determinado produto ou serviço por meio de mensagens em massa e geralmente é inofensivo. Contudo, um spam também pode ser de natureza maliciosa como parte de um esquema de roubo de identidade conhecido como phishing

Apesar de muitos acharem o spam antiético, é uma maneira de empresas promoverem seus produtos e serviços a um custo baixíssimo. E, como um spam atinge milhares ou até milhões de pessoas de uma só vez, se uma pequena porcentagem dos alvos responderem, a campanha do produto ou serviço poderá ser bem-sucedida economicamente. 

O que fazer quando receber um spam no e-mail? 

É recomendado ao receber um e-mail que seja spam, exclui-lo.  

Como parar de receber spam de empresas confiáveis? 

Para parar de receber spams, uma alternativa é clicar em um link com a descrição “cancelar recebimento”, “cancelar inscrição” ou outra mensagem semelhante. O link, geralmente fica na parte inferior do e-mail. Esse procedimento só deve ser feito se o usuário identificar que o SPAM é de uma empresa confiável, na qual ele compartilhou seu e-mail.

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