Home Português Dicas de Português O que é pleonasmo?

O que é pleonasmo?

Entenda o que é o pleonasmo e como essa figura de linguagem funciona na oração. Pleonasmo literário. Pleonasmo vicioso. Objeto pleonástico.

Essa figura de linguagem é muito usada no vocabulário informal do brasileiro, apesar de muitos não saberem o seu significado ou sequer perceber a sua presença. Quer descobrir o que é e para que serve? Confira abaixo dicas importantes para identificar o pleonasmo e compreender sua função. 

Pleonasmo 

Dependendo da circunstância, o pleonasmo pode apresentar várias funções. No total existem três pleonasmos: literário, vicioso ou o objeto pleonástico. Todos dependem do objetivo do locutor. 

Pleonasmo literário 

Esse tipo de pleonasmo está relacionado à forma poética que o locutor quer apresentar. Dessa forma, ele é usado para enfatizar um conceito ou ideia com o objetivo de intensificar o valor dela e despertar maiores sentimentos no leitor. 

  • “Me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã.” (Chico Buarque) 
  • Chovia uma triste chuva de resignação.” (Manuel Bandeira) 
  • “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.” (Fernando Pessoa) 
  • “E rir meu riso e derramar meu pranto.” (Vinicius de Moraes) 

Todos os exemplos foram tirados de poemas, e tem como objetivo  realçar a  ideia. Um mar só pode ser salgado e só pode sorrir um sorriso. Essa é a forma como o pleonasmo literário atua. 

Pleonasmo vicioso 

Também conhecido como vício de linguagem, o pleonasmo vicioso está inteiramente ligado à ideia de redundância. É importante destacar que, na verdade, ele é um erro sintático cometido por uma pessoa que desconhece as normas gramaticais mas, consequentemente, não tem a intenção de fazê-lo. 

  • Luís acabou de subir pra cima
  • Mamãe mandou a gente entrar para dentro agora. 
  • Eu vi com os olhos o que você fez com a sua irmã. 
  • Essa festa foi uma grande surpresa inesperada para mim, obrigada! 

Como mostrado acima, o pleonasmo vicioso é uma redundância. Se alguém vai subir só pode ser para cima ou se é uma surpresa ela só  pode ser inesperada. Diferente do pleonasmo literário, a ideia não é intensificar, e sim repetir algo sem intenção. 

Objeto pleonástico 

O objeto pleonástico também está ligado à ideia de realçar, no entanto, é específico para objeto direto e indireto da língua portuguesa. Essa é uma forma mais suave de repetição, pois pode ser colocada no início da frase e reafirmada no final. 

  • A mim não me deu nenhuma satisfação. 
  • O bolo, Arthur o trouxe ontem. 
  • À mulher inteligente, basta-lhe uma oportunidade. 
  • Às rosas, no jardim, não lhes poupei água e adubo. 

Todos acimas são tipos de pleonasmos, alguns um pouco mais difíceis de perceber e outros mais fáceis. Essa figura de linguagem é muito usada no fala cotidiana do brasileiro, mas também está presente nas obras literárias mais famosas. Com todas essas dicas e explicações, fica mais simples distingui-los e usá-los corretamente. 

E não acaba por aqui! Quer conhecer mais a língua portuguesa e esclarecer dúvidas? Basta clicar nesse link que você será redirecionado para a nossa página recheada de dicas que vão te ajudar na hora de prestar concurso público. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/KjhDW6mqPdtAVHdrMErW9k

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos



Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui

Sair da versão mobile