Um pen drive é um dispositivo de armazenamento pequeno e ultra portátil que se conecta a um dispositivo através de uma porta USB. Ao contrário de um disco rígido tradicional, um pen drive não possui partes móveis. 

Muitas vezes, o termo SSD será utilizado para se referir ao pen drive. No entanto, o SSD é um dispositivo de armazenamento maior e não tão móvel, baseado em USB.   O pen drive contém apenas um chip de memória de circuito integrado que é utilizado para armazenar dados. Normalmente, O chip de memória é protegido por uma caixa de plástico ou alumínio. A imagem abaixo mostra um pen drive Kingston de 32GB.

Pen drive Kingston 32GB

A tecnologia USB tornou-se um protocolo padrão, permitindo os usuários armazenar e transferir arquivos entre computadores facilmente com essas unidades pequenas e portáteis. 

A capacidade de armazenamento de pen drives pode variar de Megabytes (MB) até Terabytes (TB). Geralmente, os pen drives tem capacidade de armazenamento de 8  Gigabytes (GB) a 64GB. 

Para entender mais sobre essas unidades leia o artigo: O que são bits e bytes?

Alguns fabricantes populares de pen drives são: Samsung, SanDisk, KingstonCorsair

Porque um Pen Drive é útil? 

Como mencionado anteriormente, um pen drive frequentemente é utilizado para armazenar e transferir arquivos entre computadores. Por exemplo, você pode começar escrever um trabalho da faculdade em um computador da faculdade, copiar o arquivo para o pen drive e conecta-lo ao computador de sua casa para continuar escrevendo no mesmo arquivo. 

Pen drives também são uma ótima maneira para fazer backups de arquivos importantes. Por exemplo, você pode armazenar seus documentos, fotos, arquivos, músicas e outros arquivos no pen drive e guarda-lo em um local seguro.  Caso aconteça algo com seu computador, seus arquivos estarão a salvo no pen drive. 

Um pen drive também será útil caso você queira imprimir um documento em outro lugar. Você pode escrever algo em casa, salvá-lo em seu pen drive e, em seguida, conectá-lo a uma porta USB em um computador de biblioteca, por exemplo. Em seguida, basta abrir o documento e imprimi-lo. 

Como usar um Pen Drive ?

Um pen drive é extremamente fácil de usar. Ao criar um documento ou arquivo, basta conectar o pen drive a uma porta USB. A porta USB fica localizada na parte frontal ou traseira de um gabinete de computador ou na parte lateral de um notebook ou laptop. 

O pen drive é considerado um dispositivo de armazenamento plug-and-play. Em outras palavras, o sistema operacional automaticamente o reconhece e o instala ao ser plugado ao computador. A maioria dos computadores é configurado para emitir um sinal sonoro, quando um novo dispositivo for conectado. 

Quando o pen drive é conectado à porta USB, o sistema operacional do computador reconhece o dispositivo como uma unidade removível e atribui a ele uma letra de unidade. Ao optar por salvar seu trabalho da faculdade e clicar em “Salvar como”, o pen drive aparecerá como uma unidade adicional. 

Conectando Pen Drive na porta USB do laptop

Características de um Pen Drive 

Se você está estudando para concurso público, aqui vai uma lista relevante de características sobre o pen drive que você deve saber. 

  • É portátil 
  • Se conecta a um dispositivo através de uma porta USB 
  • Não possui partes móveis 
  • É plug-and-play 
  • Um pen drive pode conter vírus. 

Questão de concurso

Assunto: Pen Drive

(FUNCAB/DENTRAN-PE/Analista de trânsito/2010)

Sobre o dispositivo de armazenamento Pen Drive, se comparado a outros dispositivos de armazenamento portáteis, como disquetes, é INCORRETO afirmar que:

Correct! Wrong!

Correct! Wrong!

Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui