domingo, setembro 27, 2020

O que é memória ROM (Ready-only memory) ?

Temos um grupo no WhatsApp onde compartilhamos várias questões de português para concursos diariamente. Acesse e participe:

 

https://chat.whatsapp.com/D3bRWvp845r5YI0C1w8pgF

Receba nossas questões também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:

https://t.me/portuguesparaconcursos

ROM é um acrônimo para Read Only Memory, ou Memória de Somente Leitura. É um tipo de mídia de armazenamento que armazena dados permanentemente em computadores pessoais e outros dispositivos eletrônicos. ROM contém a programação necessária para que seu computador seja inicializado toda vez que você o ligar.

Diferentemente da memória RAM, a ROM é somente leitura, ou seja, os dados só podem ser lidos, nunca alterados. A ROM é permanente e não volátil, isso significa que os dados na ROM não são perdidos quando a energia do computador é desligada. Em contradição, a memória RAM é volátil, ou seja, os dados são perdidos quando a energia é desligada. 

A ROM é sustentada por uma pequena bateria de longa duração em seu computador. 

Existem outros tipos de memórias ROM não voláteis, como PROM, EPROM, EEPROM e EARON. Entretanto esses tipos de memória não volátil podem ser alterados e geralmente chamados de ROM programáveis. O conteúdo pode ser excluído e reescrito várias vezes, mas ainda é considerado “somente leitura”.  

Normalmente a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas dos dispositivos. Firmware fornece as instruções necessárias sobre como um dispositivo se comunica com vários componentes de hardware. Ele é conhecido como semipermanente porque não muda a menos que seja atualizado. Um firmware pode incluir a BIOS, EPROM e configurações de ROM para software. 

TIPOS DE ROM 

Como mencionamos anteriormente, algumas ROM são não voláteis, mas podem ser reprogramadas. Entres elas estão: 

Erasable Programmable Read-Only Memory (EPROM): uma EPROM programada mantém seus dados pro aproximadamente dez a vinte anos e pode ser lida ilimitada vezes. Uma vez programado, uma EPROM pode ser apagada ou reprogramada apenas por uma exposição forte a luz ultravioleta. No entanto, nenhum novo dado pode ser aceito e salvo. Somente os dados já contidos na EPROM, podem ser alterados.  

Electrically Programmable Read-Only Memory EEPROM: uma EEPROM pode ser apagada e reprogramada dentro do próprio circuito, eletronicamente, pela aplicação de sinais de programação especial. Pode ser apagado e reprogramado repetidas vezes. No entanto, um chip EEPRON deve ser apagado e reprogramado em sua totalidade, não seletivamente. A memória EEPRON tem vida limitada, ou seja, o número de vezes que pode ser reprogramada foi limitado a dezenas ou milhares de vezes.  

A EEPROM permite que apenas um local por vez seja gravado ou apagado. Uma versão atual da EEPRON é a memória flash, que permite que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos em uma só operação. 

UV-EPROM: pode ser apagada com o uso de luz ultravioleta e reprogramada. 

Conclusão

A memória ROM está presente em qualquer dispositivo digital, como por exemplo um relógio. Sempre que um computador é iniciado, ele necessita de informações existentes em algum lugar para carregar suas funções básicas e/ou principais de uma forma que elas sempre sejam acessíveis e não se apaguem ao interromper a energia. Em um sistema operacional, a ROM é responsável pela BIOS, que por sua vez, é responsável pela inicialização de todos os componentes do sistema (boot).

Satélites, controles remotos, impressoras, celulares, computadores de mesa, laptops, tablets, todos os aparelhos digitais comportam uma ROM para realizarem suas tarefas básicas. 

Questões de múltipla escolha

Responda questões de múltipla escolha sobre memória ROM e tecnologias associadas.

Parabéns. Você completou o quiz.
Você acertou %%SCORE%% de %%TOTAL%% questões.
Sua porcentagem de acerto foi de %%PERCENTAGE%%.

%%RATING%%
Your answers are highlighted below.
Questão 1
(CONSULPLAN/Câmara de Juiz de Fora - MG/Assistente Legislativo – Técnico em Informática/2018) ROM(Read Only Memory), memória apenas de leitura e não volátil. Hoje, existem memórias ROM que não são gravadas de fábrica ou que podem ter seus dados apagados. O conteúdo da ROM vai variar de acordo com o equipamento. No caso de computadores do tipo PC, a ROM principal é um chip na placa-mãe e armazena três programas distintos, EXCETO:
A
BIOS (Basic Input/ Output System, Sistema Básico de Entrada /Saída).
B
POST (Power-On Self-Test, Auto teste ao Ligar).
C
Setup(Configuração).
D
Memória Cache.
Quando você terminar, clique no botão abaixo. Se algum item estiver incompleto ele será marcado como incorreto. Ver Resultados
Existe 1 questão incompleta.

Preparado para mais um desafio? Escolha a questão abaixo e resolva.

Questão 2071 – Geometria Analítica

Questão 2071 - Geometria Analítica

Questão 282 – Formas Verbais

Questão 282 - Formas Verbais

Questão 1861 – Regra de Três

Questão 1861 - Regra de Três

Publicidade

Informática para todos

O que é 5G? Tudo o que você precisa saber sobre a nova revolução sem fio

5G e um esforço para criar uma indústria sustentável em torno do consumo de dados sem fio para todas as empresas de telecomunicações do mundo.

O que são bits e bytes?

No contexto da computação, é comum ouvir termos como bit, byte, Megabyte, Gigabyte, Terabyte, 32 bits e 64 bits. Para um usuário novato, esses termos podem ser um pouco confusos. Então, vamos explicar cada um desses conceitos.

O que é memória RAM (Random Access Memory)?

A RAM é a memória principal de um computador e seu objetivo é fornecer acesso rápido de leitura e gravação a um dispositivo de armazenamento. Ela é muito mais rápida para ler e gravar dados do que outros tipos de armazenamento, como ...

O que é SSD (Solid State Drive) ?

SSD significa Solid State Drive e é uma tecnologia na qual começou a substituir os HDDs (Hard Disk Drive). Ambos, HDD e SSD são um componente de hardware que armazena ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui