mainframe

Mainframe é um computador de grande porte projetado para manusear um grande volume de dados e executar simultaneamente programas de uma grande quantidade de usuários. Ainda que, “grande” possa significar o tamanho de uma sala, a maioria dos mainframes de hoje é muito menor, embora ainda seja um pouco maior do que um computador pessoal (PC).

Nos dias atuais, onde os negócios, transações e comunicação são em tempo real, se faz necessário um computador poderoso, que execute tarefas de forma precisa em segundos.

Segundo o site Wikipédia


Os mainframes nasceram em 1946 e foram sendo aperfeiçoados. Em 7 de abril de 1964, a IBM apresentou o System/360, mainframe que, na época, foi o maior projeto de uma empresa. Desde então, outras empresas – como a HP e a Burroughs (atual Unisys) – lançaram seus modelos de mainframe. Existem mainframes em operação no mundo inteiro. 
IBM_System_360

Atualmente, os mainframes vêm perdendo espaço para servidores corporativos, que também são computadores que possuem grande capacidade de processamento de dados, além de ter um menor custo e ocupar menos espaço. No entanto, ainda são bastante utilizados por grandes empresas como bancosempresas de aviação e universidades que necessitam armazenar grande quantidade de informação e ter acesso rápido a ela. 

Exemplo de servidor corporativo

Um mainframe tem um espaço enorme de armazenamento em disco e fita, além de uma quantidade enorme de memória principal. Um computador mainframe é uma combinação de memória (RAM) e muitos processadores. Ele atua como uma unidade central de processamento para muitas estações de trabalho e terminais conectados a ele. Ele funciona muito mais rápido que um computador pessoal.   

Qual a diferença entre mainframes e supercomputadores? 

Algumas vezes, nos referimos a mainframes e supercomputadores como sinônimos. A distinção entre supercomputadores e mainframes não é clara e direta, mas normalmente supercomputadores são utilizados na solução de problemas em que o tempo de cálculo é um limite, enquanto os mainframes são utilizados em tarefas que exigem alta disponibilidade e envolvem alta taxa de transferência de dados (internos ou externos ao sistema). 

Questões de concursos

Responda questões de concursos sobre o tema mainframe.

Parabéns. Você completou o quiz.
Você acertou %%SCORE%% de %%TOTAL%% questões.
Sua porcentagem de acerto foi de %%PERCENTAGE%%.

%%RATING%%
Your answers are highlighted below.
Questão 1
(CESGRANRIO/Caixa/Escriturário/2008)

Mainframe é um tipo de computador de
A
pequeno porte, ideal para uso doméstico, assim como os PC.
B
pequeno porte, utilizado na computação móvel.
C
grande porte, com clientes avançados, utilizado na gerência de banco de dados.
D
grande porte, com terminais utilizados para processar o quadro principal de uma rede intranet.
E
grande porte, capaz de oferecer serviços de processamento a múltiplos usuários.
Questão 2
(IF-ES/IF-ES/Administrador/2017)

Sobre a classificação dos computadores quanto ao porte, em face do que é oferecido atualmente, associe a segunda coluna com a primeira:

(1) Mainframe

(2) Supercomputador

(3) Microcomputador

(4) Computador Portátil

(5) Computado de mão

( ) Utilizado quando o problema é o tempo de cálculo.

( ) Computador dedicado ao processamento de grande volume de informações.

( ) Também conhecido como laptop ou Notebook

( ) Também conhecido como Handheld ou PDA

( ) Computador de pequeno porte para uso pessoal


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
A
2, 1, 5, 4, 3
B
2, 1, 4, 5, 3
C
1, 2, 4, 5, 3
D
1, 3, 4, 5, 2
E
4, 3, 5, 2, 1
Questão 3
(Quadrix/CRB 6ª Região/Bibliotecário Fiscal/2014)

É um tipo de computador de grande porte que se destaca por ter alto poder de processamento e muita capacidade de memória. Controla atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Opera em MIPS (milhões de instruções por segundo). O tipo de computador descrito é conhecido como:
A
Mainframe.
B
Ultrabook.
C
Laptop.
D
Notebook.
E
Desktop.
Quando você terminar, clique no botão abaixo. Se algum item estiver incompleto ele será marcado como incorreto. Ver Resultados
Existem 3 questões incompletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui