HomeRedes de computadoresO que é LAN (Local Área Network)?

O que é LAN (Local Área Network)?

- Advertisement -

Lan é um acrônimo para Local Área Network. É uma rede relativamente pequena, cobrindo pequenas áreas como uma sala, um escritório, um prédio, um estabelecimento comercial, etc. 

Ethernet e WiFi são as duas principais formas de habilitar conexões LAN.  Ethernet é um protocolo que controla como os dados são transferidos de uma máquina para a outra na rede. Hoje, mais e mais LANS estão se tornando sem fio e são conhecidas como WLANs, redes locais sem fio. O protocolo que comanda a conexão e a transferência entre WLANs é conhecido como WiFi. LANs sem fio tambem podem funcionar com a tecnologia Bleutooth, mais se tornam bastante limitadas. 

Outras tecnologias de LAN, como Token Ring e ARCNET, perderam a popularidade com o aumento das velocidades Ethernet e Wifi.  

A Ascenção da virtualização aumentou o desenvolvimento de LANs virtuais, o que permite aos administradores de redes agrupar logicamente os nós da rede e particionar suas redes sem a necessidade de grandes mudanças em sua infraestrutura. 

Uma rede local pode servir dois a ou três usuários (por exemplo, em uma rede de pequena empresa) ou várias centenas de usuários em um escritório maior. Geralmente, as LANS são constituídas de mais ou menos uma dúzia de máquinas, já que a ideia por trás de uma LAN é cobrir uma área pequena.   

Uma rede LAN pode compreender cabos, hubs, switches, roteadores e outros componentes que permitem os usuários se conectarem a servidores internos, sites e outras LANs através de redes de longa distância. 

Se você quiser conectar apenas dois computadores, pode utilizar um cabo. Se precisar conectar mais, você precisará de um dispositivo chamado Hub que atua como pontos de link e distribuição. Se precisar conectar à internet ou a redes de longa distância precisará de um roteador em vez de um hub. Hub é a maneira mais comum e fácil de se configurar uma LAN. No entanto, existem outras topologias de redes mais complexas.  

Uma LAN não é composta apenas de computadores. Você também pode conectar impressoras e outros dispositivos móveis para compartilhar recursos. Por exemplo, você pode conectar uma impressora na LAN e configura-la para ser compartilhada com todos os usuários na LAN, os serviços de impressão podem ser enviados de qualquer computador conectado a LAN. 

Um servidor de rede local também pode ser usado como um servidor da web se forem tomadas proteções para proteger aplicativos internos e dados de acesso externo. 

Muitas organizações estão avaliando o uso de WLANs como principal meio de conectividade, à medida que o número de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis se proliferam. Em alguns casos, uma LAN sem fio, pode ser preferível a uma conexão LAN com fio, devido a sua flexibilidade e custo.  

Questões de concursos

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba várias dicas e questões de Informática. Acesse e participe: https://chat.whatsapp.com/EjFpgWPA4nGK5Yu2JjFWEH

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:https://t.me/concursosinformatica

- Advertisement -
- Advertisement -
- Advertisement -

Questões de Informática Para Concursos

Posts Relacionados

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui