O que é HUB?

- Advertisement -

Um hub em redes de computadores, é um ponto de conexão comum para dispositivos em uma rede. Geralmente são utilizados para conectar segmentos de uma LAN (Local Área Network). O hub contém várias portas. Todo hub é um repetidor responsável por replicar, em todas as suas portas, as informações recebidas pelas máquinas da rede.

Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela. Um hub de rede normalmente possui oito ou dezesseis portas. O Hub opera na camada física do modelo OSI. No hub não existe tabela de roteamento, como você encontra em roteadores e switches. 

Quando um quadro é transmitido, ele é transmitido para todas as portas do hub. Essa operação é chamada de broadcast. Mesmo que o quadro seja destinado somente a uma porta, o hub não consegue distinguir para qual porta um quadro deve ser enviado. Então, passar por todas as portas garante que ele irá encontrar o destino pretendido. Essa operação pode gerar muito tráfego na rede e levar a tempos de resposta ruins. 

Dois quadros não podem chegar ao mesmo tempo, senão eles colidiram. Todas as linhas que chegam a um HUB devem operar na mesma velocidade. 

Existem 3 tipos de hubs usados em redes de computadores:

Hubs Ativos: um hub ativo precisa estar ligado a tomada, pois necessita de energia para amplificar o sinal que chega a uma porta antes de passa-lo a outras portas. 

Hubs Passivos:  um hub passivo serve apenas de ponto de conexão física. Ele não manipula, nem verifica o tráfego que o cruza. Um hub passivo é utilizado apenas par compartilhar os meios físicos. O hub passivo não necessita de energia elétrica. 

Switching Hubs ou Intelligent Hub: hubs inteligentes, funcionam como hubs ativos, mais incluem também um chip microprocessador e capacidade de diagnostico. Os hubs inteligentes são mais caros que os hubs ativos, mas são mais úteis na resolução de problemas. 

Conclusão

Hubs é uma ótima opção para redes domesticas e redes de pequenas empresas. São fáceis de instalar, configurar e manter. Hubs podem ser utilizados como dispositivo independente ou conectado a outros hubs e switches compatíveis para formar uma rede maior. 

Questão de múltipla escolha

Responda a questão de múltipla escolha sobre HUBs.

Parabéns. Você completou o quiz.
Você acertou %%SCORE%% de %%TOTAL%% questões.
Sua porcentagem de acerto foi de %%PERCENTAGE%%.

%%RATING%%
Your answers are highlighted below.
Questão 1
(CESGRANRIO/Innova/Analista de Sistemas Júnior) O hub recebe pacotes de dados de um dispositivo e os transmite a outros dispositivos que estejam a ele conectados. Uma de suas características é
A
transmitir apenas um pacote de dados de cada vez.
B
restringir o acesso a sites ou serviços maliciosos na internet.
C
interconectar duas redes distintas.
D
decodificar uma URL em um endereço IP.
E
criptografar dados do usuário antes de enviá-los à internet.
Quando você terminar, clique no botão abaixo. Se algum item estiver incompleto ele será marcado como incorreto. Ver Resultados
Existe 1 questão incompleta.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba várias dicas e questões de Informática. Acesse e participe: https://chat.whatsapp.com/EjFpgWPA4nGK5Yu2JjFWEH

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:https://t.me/concursosinformatica

- Advertisement -
- Advertisement -
- Advertisement -

Questões de Informática Para Concursos

Posts Relacionados

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui