O que é Extranet?

0
380

Uma Extranet é uma rede privada que utiliza protocolos comum da Internet (como o TCP/IP) e o sistema público de telecomunicações para compartilhar com segurança parte das informações ou operações de uma empresa com fornecedores, clientes e outros parceiros de negócios. Em outras palavras, a extranet é normalmente utilizada para compartilhar informações. 

Uma Intranet pode estar conectar à Internet. Quando isso ocorre, é possível acessar aplicações internas de uma rede local estando em qualquer parte do mundo. Nesse contexto, a Intranet recebe o nome de Extranet. Em outras palavras, uma Extranet pode ser vista como parte da Intranet de uma empresa que é estendida a usuários fora da empresa.  

O conceito de Extranet também é atribuído a uma rede de computadores de uma empresa, com servidor Web e protocolo TCP/IP, que se comunica com outra rede Web de outra empresa. 

Uma Extranet requer segurança e privacidade. Isso pode incluir o gerenciamento do servidor de firewall, emissão e o uso de certificados digitais ou meios semelhantes de autenticação do usuário, criptografia de mensagens e o uso de redes virtuais privadas (VPNs) que fazem o tunelamento através da rede pública. 

O acesso a Extranet deve ser devidamente autorizado, controlado e restrito. O acesso deve ser feito através de IDs de usuários, senhas e outros mecanismos de autenticação em uma página de login. Caso aconteça um acesso não autorizado, esse acesso pode ser caracterizado como uma invasão a rede interna da empresa. 

Uma empresa normalmente possui várias Extranets dedicadas para diferentes partes dependendo das necessidades de informação e natureza do relacionamento. Portanto, informações e dados podem ser separados para que um parceiro de negócios, cliente ou fornecedor possa acessar apenas as informações relativas à suas operações e proíbe o acesso a outros dados confidenciais da empresa. 

Vantagens da Extranet 

Veja algumas vantagens da Extranet:

  • Comunicação e colaboração de maneira mais eficaz: com clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios da empresa. 
  • Redução de custos: por exemplo, disponibilizar manuais e documentação técnica on-line para clientes e parceiros. 
  • Melhor atendimento ao cliente: por exemplo, dar aos clientes acesso direto as informações permitindo que eles tirem suas dúvidas on-line de forma rápida, através de FAQs e fóruns, sem a necessidade de interação com algum funcionário.  
  • Trabalhar remotamente: a Extranet permite que funcionários que passam mais tempo fora da empresa, acessem as principais informações comerciais 24 horas por dia, de qualquer parte do mundo. 

Questões de Concursos

Responda questões de concursos sobre o tema Extranet.

Parabéns. Você completou o quiz.
Você acertou %%SCORE%% de %%TOTAL%% questões.
Sua porcentagem de acerto foi de %%PERCENTAGE%%.

%%RATING%%
Your answers are highlighted below.
Questão 1
(SUGEP - UFRPE/UFRPE/ Auxiliar em Administração/2016)

Em relação aos conceitos básicos sobre Internet, Intranet e Extranet, assinale a alternativa correta.
A
A Extranet oferece a parceiros comerciais acesso limitado a recursos da Intranet de uma organização, através de uma conexão de rede privada virtual (VPN) pela Internet.
B
A Internet é uma rede privada e global que fornece conectividade através de uma rede local (LAN) e de um Internet Service provider (ISP).
C
A Extranet é uma interligação de mais de uma rede pública, na qual é necessária a existência de um roteador na interface entre duas redes.
D
A Intranet é uma rede pública que usa os protocolos da Internet e os serviços de provedores de telecomunicações para compartilhar parte de suas informações com parceiros comerciais.
E
A Internet é uma rede privada localizada em uma organização constituída de uma ou mais redes locais (LAN) interligadas.
Questão 2
(FCC/ANS/Técnico em Regulação/2007)

Quando uma rede de computadores de uma empresa, com servidor Web e protocolo TCP/IP, se comunica com outra rede Web de outra empresa, trata-se de uma rede
A
Intranet.
B
Extranet.
C
Internet.
D
Internet 2.
E
Wireless.
Questão 3
(FGV/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas - Prova 1/2009)

Dentre os recursos atualmente disponíveis no âmbito da tecnologia da informação, a Extranet constitui um termo associado às facilidades de comunicação na busca do aumento da produtividade.


Nesse sentido, a Extranet é definida como:
A
uma parte da Intranet que fica disponível à troca de informações com os funcionários de uma organização, mas inibe todo tipo de acesso ao ambiente externo por meio do firewall.
B
uma sub-rede sob sistema operacional Windows XP ou Linux que implementa recursos de VPN na sua segurança, mas libera acesso por meio do firewall.
C
uma parte da Intranet que fica disponível na Internet para interação com clientes e fornecedores de uma organização, mas com acesso autorizado, controlado e restrito.
D
uma sub-rede que disponibiliza uma maior quantidade de microcomputadores com acesso à Internet por meio da utilização do mecanismo NAT, mas restringe a intercomunicação com usuários indesejados à organização.
E
uma parte da Intranet que disponibiliza a comunicação com fornecedores e determinados clientes de uma organização, mas inibe todo tipo de acesso ao ambiente interno por meio do firewall.
Quando você terminar, clique no botão abaixo. Se algum item estiver incompleto ele será marcado como incorreto. Ver Resultados
Existem 3 questões incompletas.

Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui