O que é DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) ?

0
140
dhcp

O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo de rede que permite que um servidor atribua automaticamente um endereço IP a um computador a partir de um intervalo definido de endereços IPs configurado para uma determinada rede.

Em outras palavras, um servidor que usa DHCP, poderá atribuir dinamicamente endereços IP e outros parâmetros de configuração de rede a dispositivos na rede. O DHCP também pode prover a máscara de sub-rede, o endereço do gateway e o endereço do servidor DNS local.

Um endereço IP informa a Internet para enviar informações solicitadas (por exemplo, uma página da web) diretamente para o computador que as solicitou. Sem um endereço IP, um usuário não poderá receber as informações solicitadas. Portanto, o DHCP é um protocolo extremamente importante no âmbito de redes de computadores. 

DHCP é consistente, preciso e funciona da mesma maneira para todos os computadores. Ele tem um impacto direto em milhões de endereços IP, provavelmente incluindo o seu. Ele faz parte da camada de aplicação e é apenas um dos vários protocolos de computadores ligados a uma rede TCP/IP

Endereço IP estático

Quando um dispositivo usa um endereço IP estático, isso significa que o dispositivo foi configurado manualmente para utilizar um endereço IP específico. 

Um problema com a atribuição de endereço IP estático, é que pode resultar em erros do usuário ou falta de atenção a detalhes. Por exemplo, isso ocorre quando um usuário configura dois computadores com o mesmo endereço IP. 

O exemplo acima gera conflito que resulta em perda de serviço. O uso do DHCP para atribuir dinamicamente endereços IP minimiza esses conflitos. 

Como saber se um computador usa DHCP? 

Para saber se um computador está usando um endereço IP estático ou dinâmico, você pode usar o comando ipconfig /all no Windows. Abra o prompt de comando do Windows e digite ipconfig /all. Veja uma prévia da saída deste comando na imagem abaixo. 

trecho da saída do comando ipconfig /all

Note na imagem acima que o computador onde foi executado o comando está com o DHCP Hablilitado.

Porque o DHCP é tão útil? 

Um dos motivos do DHCP ser tão útil é que ele permite que muitos dispositivos se conectem a uma rede durante um período de tempo sem precisar de um grande número de endereços IPs disponíveis. 

Por exemplo, imagine que um servidor DHCP tenha definido 30 endereços IPs para uma empresa. Se uma empresa tiver 200 dispositivos, todos eles podem se conectar à rede, desde que não mais que 30 usem um dos endereços IP disponíveis simultaneamente. 

Uma informação importante é que o DHCP atribui endereços IP por um período de tempo específico. Usar o comando ipconfig /all produzirá saídas diferentes ao longo do tempo.

Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui