HomePortuguêsDicas de PortuguêsO que é concordância nominal?

O que é concordância nominal?

O que é concordância nominal? Veja nesta dica rápida exemplos e frases com concordância nominal. Significado de concordância para a gramática.

Publicidade

Você sabe o que significa concordância? Para a Gramática, concordância se refere ao ato definido pela alteração da flexão de um termo para que ele se adapte a outro com o qual se relaciona, estabelecendo uma relação de dependência entre as palavras. Pode-se falar, por exemplo, em concordância nominal e concordância verbal. Na postagem de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a primeira. 

concordância nominal aborda a concordância de gênero e número que ocorre entre um nome (substantivo) e outros termos da frase que o alteram (adjetivos, artigos, pronomes e numerais). Na frase, a concordância nominal ocorre quando o substantivo é acompanhado por outros termos, de modo que esses termos acompanhantes devem estar de acordo com ele em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural). 

Publicidade

Receba dicas e questões de Português pelos nossos grupos do WhatsApp e Telegram!

 WhatsApp  Telegram

Em resumo, é a concordância nominal que faz com que os substantivos concordem com os outros elementos. Vamos a alguns exemplos? 

  • Na frase “Que livro bonito!” ocorre a concordância nominal, com o adjetivo concordando com o substantivo mais próximo. 
  • Na frase “Eu adoro a cultura alemã e a italiana” há concordância nominal ao colocar o artigo antes do último adjetivo (e “A” italiana). 
  • Envolvendo os números ordinais antes do substantivo, a concordância nominal impera que o substantivo possa ser utilizado tanto no singular como no plural, de modo que tanto “A primeira e a segunda rua” quanto “A primeira e a segunda ruas” estão corretas. 
  • Para expressões, a palavra anexo, por exemplo, deve concordar em gênero e número com o substantivo, como nas frases “Segue anexo o e-mail” e “Segue anexa a dissertação”. 
Propaganda

Agora que você compreendeu no que consiste a concordância nominal, que tal aprender um pouco mais? Confira algumas sugestões de leitura abaixo: 
Assobiar ou assoviar? 
Dia a dia ou dia-a-dia? Qual forma é a certa? 
O certo é escrever catorze ou quatorze? 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui