sábado, setembro 26, 2020

O que é a Internet das Coisas (IoT) e porque é importante?

Temos um grupo no WhatsApp onde compartilhamos várias questões de português para concursos diariamente. Acesse e participe:

 

https://chat.whatsapp.com/D3bRWvp845r5YI0C1w8pgF

Receba nossas questões também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:

https://t.me/portuguesparaconcursos

Neste post, fornecerei uma explicação bem simples sobre o que é a Internet das Coisas. O conceito de internet das coisas é bem simples: significa pegar todas as coisas do mundo e conecta-las a internet

Provavelmente você está lendo este post agora em um computador de mesa, notebook, smartphone ou tablet, mas, seja qual o dispositivo que você esteja usando, ele está definitivamente conectado à internet. Certo? 

A internet nos dá muitos benefícios que antes não eram possíveis. Pense nos celulares antes de se tornarem smartphones, basicamente você só conseguia fazer ligações e enviar mensagens de texto, mas agora você pode assistir filmes, ler livros e ouvir qualquer música. Estes são exemplos de coisas extraordinárias que o seu smartphone consegue fazer.

A questão é que dispositivos conectados à internet trazem ótimas vantagens. Já vimos esses benefícios em notebooks, smartphones e tablets. Mas, agora isso vale pra tudo. E sim, quero dizer tudo mesmo. Relembrando, o conceito de internet das coisas é bem simples: significa pegar todas as coisas do mundo e conecta-las a internet. 

Em um conceito mais amplo, a IoT, refere-se a bilhões de dispositivos físicos ao redor do mundo que agora estão conectados à internet, coletando e compartilhando dados. Graças a processadores baratos e redes sem fio, é possível transformar qualquer coisa, em parte da IoT. Os dipositivos adquirem um nível de inteligência digital, a dispositivos que de outra forma seriam cosiderados “burros”, permitindo que eles se comuniquem sem o envolvimento de um humano e juntando o mundo digital e físico. 

Um fato importante, é que o termo IoT é usado principalmente para dispositivos que geralmente não teriam uma conexão com a internet e podem se comunicar com a rede sem intervenção humana. Portanto, notebooks e smartphones não fazem parte da IoT. 

Exemplos de dispositivos da Internet das coisas (IoT) 

Praticamente qualquer objeto físico pode ser transformado em um dispositivo IoT se puder ser conectado à internet e controlado dessa maneira.  

Uma lâmpada que pode ser ligada usando um aplicativo de smartphone é um dispositivo IoT, assim como um sensor de movimento ou um termostato inteligente em seu escritório. Um dispositivo IoT pode ser tão simples como um brinquedo de criança ou tão sério quanto um caminhão sem motorista. E, em uma escala ainda maior, projetos de cidades inteligentes estão preenchendo regiões inteiras com sensores para nos ajudar a entender e controlar o ambiente. 

Agora selecionamos alguns vídeos de exemplos de internet das coisas que já estão sendo utilizados.

Philips Hue Smart Bulbs 

O sistema de iluminação Philips Hue é um dos mais populares quando se trata de lâmpadas inteligentes. Com ele, você pode escolher entre milhares de cores para iluminar sua casa, e até mesmo combinar tons de uma foto que você envia por meio de um aplicativo. Pode ser utilizado também para sincronizar com suas músicas e criar um incrível ambiente de festa com muitas luzes e som.  Também, pode ser programado para ser ligado e desligado a partir do seu smartphone. 

Canary Smart Security System 

No passado, um detector de movimento era o dispositivo mais avançado que você poderia usar para proteger sua casa contra intrusos. Hoje, existe monitores domésticos muito mais avançados. Canary é sistema completo de segurança que combina sensores de vídeo, áudio, detecção de movimento, visão noturna, sirene, qualidade do ar, temperatura e umidade em um único dispositivo que você pode controlar a partir do seu smartphone, mesmo que esteja longe de casa. Além disso, sua configuração e rápida e fácil.   

Automatic Car Tracking Adapter 

O Automatic App, rastreia informações sobre seu carro usando um adaptador para automóvel. Ele acompanha as coisas, como quilometragem, horas de condução, custo do combustível, localização e status da ignição. Ele também pode ser conectado a outros aplicativos tornando-o ainda mais útil.  

Porque IoT é importante e nos traz benefícios? 

Quando algo está conectado à internet, isso significa que ele pode enviar e receber informações, ou ambos. Essa capacidade de enviar e receber informações torna as coisas inteligentes. Ser inteligente é algo extremamente bom, correto? 

Hoje, você pode ouvir praticamente qualquer música do mundo em seu smartphone, e não é porque ele tem todas as músicas do mundo armazenadas nele. É porque todas as músicas do mundo estão armazenadas em outro lugar, mais seu telefone pode enviar informações (pedindo uma música) e receber informações (executando a música em seu smartphone). 

Por ser inteligente, um dispositivo não precisa de um super armazenamento ou um super computador dentro dele. Tudo o que uma coisa precisa fazer é pedir as informações que ele deseja a super armazenamento ou um super computador.

Na internet das coisas, as coisas que estão sendo colocadas na internet podem ser colocadas em três categorias:

  • Coisas que coletam informações e depois as enviam 
  • Coisas que recebem informações e depois agem sobre elas 
  • E coisas que fazem as duas coisas 

Preparado para mais um desafio? Escolha a questão abaixo e resolva.

Questão 588 – Geometria Plana

Questão 588 - Geometria Plana

Questão 1786 – Aritmética e Problemas

Questão 1786 - Aritmética e Problemas

Questão 617 – Figuras de Linguagem

Questão 617 - Figuras de Linguagem

Publicidade

Informática para todos

O que é 5G? Tudo o que você precisa saber sobre a nova revolução sem fio

5G e um esforço para criar uma indústria sustentável em torno do consumo de dados sem fio para todas as empresas de telecomunicações do mundo.

O que é software?

Software é um conjunto de instruções que permite a um usuário instruir um computador a realizar tarefas específicas.

O que é SSD (Solid State Drive) ?

SSD significa Solid State Drive e é uma tecnologia na qual começou a substituir os HDDs (Hard Disk Drive). Ambos, HDD e SSD são um componente de hardware que armazena ...

O que é HDD (Hard Disk Drive) ?

HDD é um acrônimo para Hard Disk Drive. No brasil, geralmente é chamado de HD ou disco rígido. Sua principal função é armazenar dados ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui