5g

O número de dispositivos que faz uso da internet está crescendo exponencialmente, e se a internet não mudar, sofreremos com sistemas lentos e travados. 5G e um esforço para criar uma indústria sustentável em torno do consumo de dados sem fio para todas as empresas de telecomunicações do mundo. 

A internet 5G irá transformar a forma como nos comunicamos. Um dos principais objetivos do 5G é melhorar a qualidade do serviço e estender essa qualidade a uma área geográfica mais ampla. Alguns dos pontos principais de melhora são: a velocidade e uma latência menor. 

5G será uma rede de redes em constante desenvolvimento. Ela irá abranger um conjunto muito mais amplo do que meros smartphones. Áreas como a indústria, saúde, transporte, meio ambiente farão uso de aplicações baseadas em transmissão de informação por meio de objetos e máquinas. Essa onda onde tudo estará conectado é chamado de internet das coisas.

Para suportar todos esses dispositivos, é necessário criar uma nova arquitetura considerando novas interfaces de rádio, redes de transporte, dispositivos e tecnologias de acesso múltiplo ao espectro disponível. 

Principais recursos das redes 5G

  • Maior velocidade: 5G está definido para ser até 100 vezes mais rápido que as redes 4G existentes. Filmes em alta resolução poderão ser baixados em menos 10 segundos. 
  • Menor latência: A latência se tornará indetectável para o usuário, passando de 40 a 50 milissegundos para 1 milissegundos. 
  • Maior capacidade: A rede conseguirá lidar com aplicações de alta demanda de uma só vez, como carros conectados e streams de vídeos em HD  
  • Confiabilidade: espera-se que a rede seja ultra confiável, sem perda de conectividade. A área da saúde seria uma das que se beneficiariam com este recurso. 
  • Flexibilidade: significa que uma rede física poderá ser dividida em várias redes virtuais, e o usuário escolhe qual das redes usar dependendo do seu objetivo 
  • Maior vida útil da bateria: 5G vai estender a vida útil dos dispositivos em até 10 vezes 

Indústrias que vão se beneficiar do 5G

Transporte 

O 5G é esperado para inaugurar carros autônomos. Apesar de já existir alguns automóveis em testes, não podem ser comercializados pela baixa velocidade de dados móveis. Os semáforos também irão ficar mais inteligentes, reduzindo tempo de espera no trânsito. 

Saúde

Na saúde o 5G irá permitir o monitoramento remoto de pacientes e um rápido acesso a seus registros, oferecendo maior conveniência, independência e escolha dos pacientes. Isso ainda não é possível pelo fato de equipamentos hospitalares que funcionam conectados à rede não pode falhar. Com os recursos da confiabilidade, com o 5G será possível. 

Manufatura

Empresas do mundo inteiro estão sofrendo pressão para entregar produtos de forma rápida e barata. Além disso, os produtos estão se tornando cada vez mais complexos. Muitas das empresas estão sua força de trabalho devido ao envelhecimento. Com o 5G essas empresas esperam conseguir automatizar muitas de suas tarefas de uma maneira jamais vista.  É válido ressaltar se essa medida irá gerar uma onda de desemprego ou liberará os funcionários para tarefas mais criativas. 

Conclusão

Muitos esperam que o 5G, se entregar o que promete, se torne a quarta revolução mundial, onde tudo está conectado (Internet das Coisas), processado e digitalizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui