Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados inter-relacionados e um conjunto de programas que permitem os usuários acessar e modificar esses dados. Pra facilitar a interação dos usuários com o banco de dados, os desenvolvedores ocultam certos detalhes internos dos usuários. Esse processo de ocultar detalhes complexos do usuário é chamado de abstração de dados.  

A abstração de dados se dá em 3 níveis: 

Nível físico: É o nível mais baixo da abstração de dados. Ele descreve como os dados são realmente armazenados no banco de dados. Você pode obter os detalhes complexos da estrutura de dados nesse nível.

Nível lógico: descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e que relações existem entre eles. Administradores de banco de dados, que decidem que informações armazenar no banco de dados, usam o nível lógico de abstração.

Nível de visão: É o nível mais alto de abstração. Apenas uma parte do banco de dados real é visualizada pelos usuários. Aqui os usuários não estão cientes de como os dados são armazenados e quais dados são armazenados. O nível de visão existe para facilitar a acessibilidade do banco de dados por um usuário individual. Esse nível fornece diferentes visões para o mesmo banco de dados, dependendo da necessidade de cada usuário. 

Vamos supor que estamos armazenando informações de um empregado na tabela employee. No nível físico cada registro pode ser descrito como blocos de armazenamento(bytes,gibabytes) consecutivos na memória. Esses detalhes de armazenamento geralmente ficam ocultos para os programadores de banco de dados. 

No nível lógico, os registros podem ser descritos como campos e atributos, juntamente com seu tipo de dados. Também podemos armazenar o relacionamento entre as entidades em estruturas relativamente simples. Os programadores geralmente trabalham nesse nível porque estão cientes dessas coisas sobre os sistemas de banco de dados. 

No nível de visão, o usuário apenas pode visualizar dados e interagir com o sistema com a ajuda da GUI e inserir os detalhes na tela,o armazenamento e implementação estão ocultos deles. Aqui, mecanismos de segurança são utilizados para evitar que usuários acessem parte de banco de dados não autorizadas. Por exemplo, um empregado não pode ter acesso a informações sobre salários de outros empregados. 

Escreva comentários se você encontrar algo incorreto, ou se você deseja compartilhar mais informações sobre o tópico discutido acima. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui