terça-feira, abril 20, 2021
Home Português Dicas de Português Jeito ou Geito: como se escreve?

Jeito ou Geito: como se escreve?

homofonia (que pode ser definida basicamente como o fenômeno no qual há sons iguais, mas grafias diferentes) provoca muita confusão na hora de escrita. É o caso da palavra Jeito, não sendo incomum encontrar erros ortográficos onde a mesma é escrita com G. O correto, no entanto, é sempre escrever JEITO, iniciado com a letra J

A palavra jeito é oriunda do latim jactu, que pode significar habilidade, destreza, arranjo, dentre outros termos que podem ser concebidos como sinônimos da mesma. Já os antônimos podem ser compreendidos em palavras como desjeito, imprudência, desarranjo, e assim por diante. 

Por que é errado escrever “Geito”, com G? 

Para garantir que você nunca cometa esse e outros erros parecidos, não basta apenas conhecer o jeito correto de se escrever a palavra, mas também compreender o motivo pelo qual ela é escrita dessa forma. Na língua portuguesa quase sempre o ditongo -ei é acompanhado do emprego da consoante J, como no caso das palavras Queijo, Desajeitada, Sujeito, Rejeição, Interjeição, dentre inúmeros outros exemplos.  

Propaganda

Há exceções, no entanto, que por razões etimológicas contam com o emprego da consoante G, como nas palavras passageiro e estrangeiro. Deste modo, já que a palavra Jeito vem do latim jactu, há um fundamento etimológico para que ela sempre seja escrita com J. 

Usos da palavra Jeito 

Superada a explicação que indica o jeito correto da escrita de Jeito, são apresentados alguns exemplos de uso da mesma em sentenças: 

  • Nossa, ele realmente leva jeito ao jogar futebol! 
  • Quando a Olívia aparece na sala, o Otávio fica sem jeito… 
  • Há um jeito certo para fazer essa apresentação. 
  • Resolvi aprender de um jeito diferente e por isso estou obtendo resultados melhores. 

Ficou claro? A palavra jeito é escrita com J. Não existe Geito com G. Se você gostou dessa dica, não precisa ir embora assim tão cedo. Clicando aqui você é redirecionado para a páginas de nosso blog onde encontrará as melhores dicas e as dúvidas mais comuns de língua portuguesa entre os concurseiros. 

Propaganda
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/KjhDW6mqPdtAVHdrMErW9k

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos


Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.
Conhecer Canal

POSTS RELACIONADOS

O que é variação linguística?

O que é variação linguística? Variação Linguística. Variações sociais. Variações estilísticas. Variações regionais.

Reticências: quando utilizar?

O que é reticências? Descubra agora quando utilizar as reticências, o famoso três pontinhos. Função da reticências.

O que é concordância nominal?

O que é concordância nominal? Veja nesta dica rápida exemplos e frases com concordância nominal. Significado de concordância para a gramática.

Etimologia: saiba o que é e confira exemplos

Descubra agora mesmo o que é etimologia. Significado de etimologia. Origem da palavra etimologia. Exemplos de etimologia.

Quando eu uso a vírgula? Confira algumas dicas

Cinco truques para aprender o uso correto da vírgula. Uso da Vírgula; Como usar vírgulas. Confira dicas de quando você deve utilizar vírgula.

Questões de Português Para Concursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui