cabo fibra óptica

Neste artigo abordaremos os cabos de fibra óptica e seus conectores. Este é um assunto ainda muito cobrado em provas de concursos e devemos nos atentar para a nomenclatura desses conectores. Vamos lá!

Por que utilizar Fibras Ópticas?

As fibras ópticas são fios com um diâmetro menor que o cabelo humano. Sua composição pode se dar por vidro e plástico e, mesmo sendo tão finos, os cabos não são facilmente quebrados devido à temperagem do material.

Em comparação aos cabos de cobre, sejam eles coaxiais ou par trançado por exemplo, as fibras ópticas possuem características únicas que as tornam ideais para implementação, quais sejam:

  • Transportam luz ao invés de eletricidade;
  • O transporte do sinal é mais rápido, visto que a luz tem velocidade de propagação maior;
  • Possui maior largura de banda para o tráfego dos dados, podendo chegar a dezenas de terabits por segundo (Tbps);
  • É imune a interferências eletromagnéticas;
  • O sinal é capaz de percorrer maiores distâncias pelo fio sem significativas perdas;
  • Ocupa um espaço menor devido ao diâmetro do cabo, substituindo assim grande quantidade de cabos par trançado;
  • Podem ser utilizados em ambientes sensíveis a faíscas e calor, uma vez que não propiciará incêndios. Também em locais de grande ruído e interferências.

Tipos de Fibras Ópticas

Basicamente as fibras ópticas são classificadas de acordo com suas estruturas e propriedades de transmissão. São dois os tipos conhecidos: fibras monomodo e fibras multimodo.

As fibras monomodo são caracterizadas pelo seu pequeno diâmetro (em torno de 8 a 10 micrômetros) e transmissão de um único pulso de luz a uma grande distância, podendo atingir de 10 a 50Km.

A capacidade deste tipo de fibra se deve à composição do vidro ser mais puro, o diâmetro menor, permitindo poucas variações no sinal e não haver sinais concorrentes no mesmo fio, como ocorre nas fibras multimodo. Sendo assim, a largura de banda é muito maior se comparada às fibras multimodo.

Para a transmissão da luz são utilizados Lasers semicondutores por possuírem maior eficiência na taxa de transmissão, embora sejam mais caros e sensíveis às variações de temperatura.

As fibras multimodo são caracterizadas pelo seu diâmento maior (em torno de 50 a 100 micrômetros) e permitem a transmissão de diversos pulsos de luz em um mesmo fio.

Por terem um diâmetro maior que as fibras monomodo, são sensíveis a dispersão modal, fazendo com que feixes do mesmo sinal interfiram nos demais. Além disso, a composição do material do vidro é mais simples e isso é capaz de reduzir as distâncias do sinal.

Apesar das características acima, as fibras multimodo são mais flexíveis, transportam mais sinais, são mais fáceis de trabalhar e possuem custo menor.

Para a transmissão da luz, são utilizados LEDs pois possuem custo reduzido, são mais tolerantes às variações de temperatura e mais duráveis.

As distâncias em que o sinal pode trafegar neste tipo de fibra estão em torno de 500m a 2Km.

Conectores para Cabos de Fibras Ópticas

Existem dezenas de conectores para cabos de fibras ópticas mas iremos destacar os cinco mais populares no mercado, a saber:

ST ou BFOCStraight Tip ou Bayonet Fiber Optic Connector

O ST ou BFOC é um conector antigo que foi muito utilizado em fibras do tipo multimodo. Ainda é possível encontrá-lo em uso mas outros conectores vêm sendo utilizados no lugar dele. Sua característica estilo baioneta lembra os cabos coaxiais, por isso o nome.

SCSubscriber Connector ou Square Connector ou Standard Connector

O SC é um conector popular, simples e eficiente. Possui um sistema de encaixe que reduz a possibilidade de perda do sinal. É muito utilizado em cabos de fibras multimodo e monomodo.

FCFerrule Connector ou Fiber Channel

O FC é um conector utilizado em ambiente de alta vibração e em equipamentos de medição. Também é utilizado em algumas conexões de TV a cabo.

MTRJMechanical Transfer Registered Jack

O conector MTRJ é um conector um pouco maior que os anteriores por comportar duas fibras. Seu uso é mais adequado para fibras multimodo. É um conector que vem ganhando popularidade na indústria.

LCLucent Connector ou Little Connector ou Local Connector

O LC é um conector muito popular utilizado em fibras monomodo e possui tamanho pequeno. É utilizado em transceivers (transmissores e receptores) e em equipamentos com alto tráfego de dados.

Conclusão

Conhecer um pouco sobre as fibras ópticas, suas tecnologias e princípios de funcionamento é fundamental para compreender a importância da transmissão de dados em ambientes diversos. Nos dias atuais, com a crescente demanda de tráfego de dados, diversos estudos ainda ocorrem para maximizar os meios de transmissão e permitir que a informação seja transportada em um tempo curto e com a menor interferência possível.

Achou o artigo interessante? Comente o que você achou!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui