HomePortuguêsDicas de PortuguêsEtimologia: saiba o que é e confira exemplos

Etimologia: saiba o que é e confira exemplos

Descubra agora mesmo o que é etimologia. Significado de etimologia. Origem da palavra etimologia. Exemplos de etimologia.

Publicidade

A Etimologia (palavra de origem das expressões gregas étumos, que significa real/verdadeiro) e logos (estudo) é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado da origem e da história das palavras através dos morfemas, que podem ser definidos como as partes que formam as palavras. 

Os estudos etimológicos não são apenas resultado da curiosidade e do interesse sobre a origem das palavras, mas também demonstram alguns aspectos relevantes de tais origens, como as semelhanças entre diferentes línguas, facilitando a compreensão de palavras novas. Trata-se de uma forma de conhecer as palavras a fundo. Quando, no começo do presente post, você aprendeu que a palavra Etimologia é de origem das expressões gregas étumos, que significa real/verdadeiro e logos (estudo), você conheceu a etimologia por trás da palavra em questão de um modo simplificado.  

Publicidade

Receba dicas e questões de Português pelos nossos grupos do WhatsApp e Telegram!

 WhatsApp  Telegram

Vamos para alguns exemplos simples? 

Propaganda

Etimologia da palavra CRISE: A palavra crise vem do grego krísis e do latim crisis, sendo utilizada para representar um momento ou um fato crítico, tendo como sinônimos queda ou decadência, apuro, conflito e dificuldade.  

Etimologia da palavra ESTABILIDADE: A palavra estabilidade vem do latim stabilitas.atis e é empregada para se referir a um estado de solidez ou de segurança, tendo como sinônimos equilíbrio e firmeza. 

Etimologia da palavra AMOR: A palavra amor vem do latim amare/amor, sendo que o significado original da mesma significava o ato de gostar de algo ou de alguém e de sentir amor, tendo como sinônimos desejo, gosto e afeição, de acordo com a forma como a palavra é empregada em uma sentença, já que ela pode ser utilizada para descrever o amor romântico, o amor pela profissão, o amor pela família e assim por diante. 

Etimologia da palavra ÓDIO: A palavra ódio vem do latim odium e representa um sentido profundo de inimizade em uma aversão antônima ao significado de amor. Seus sinônimos podem ser antipatia, raiva, rancor, repulsa e ira. 

Sempre que você se dedica ao estudo sobre a origem e significado das palavras de um modo aprofundado, você está realizando um estudo da Etimologia das palavras. Confira em nosso site outros recursos, dicas e dúvidas importantes da Língua Portuguesa e de outras disciplinas para concursos públicos. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui