quinta-feira, abril 15, 2021
Home Português Dicas de Português Etimologia: saiba o que é e confira exemplos

Etimologia: saiba o que é e confira exemplos

Descubra agora mesmo o que é etimologia. Significado de etimologia. Origem da palavra etimologia. Exemplos de etimologia.

A Etimologia (palavra de origem das expressões gregas étumos, que significa real/verdadeiro) e logos (estudo) é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado da origem e da história das palavras através dos morfemas, que podem ser definidos como as partes que formam as palavras. 

Os estudos etimológicos não são apenas resultado da curiosidade e do interesse sobre a origem das palavras, mas também demonstram alguns aspectos relevantes de tais origens, como as semelhanças entre diferentes línguas, facilitando a compreensão de palavras novas. Trata-se de uma forma de conhecer as palavras a fundo. Quando, no começo do presente post, você aprendeu que a palavra Etimologia é de origem das expressões gregas étumos, que significa real/verdadeiro e logos (estudo), você conheceu a etimologia por trás da palavra em questão de um modo simplificado.  

Vamos para alguns exemplos simples? 

Propaganda

Etimologia da palavra CRISE: A palavra crise vem do grego krísis e do latim crisis, sendo utilizada para representar um momento ou um fato crítico, tendo como sinônimos queda ou decadência, apuro, conflito e dificuldade.  

Etimologia da palavra ESTABILIDADE: A palavra estabilidade vem do latim stabilitas.atis e é empregada para se referir a um estado de solidez ou de segurança, tendo como sinônimos equilíbrio e firmeza. 

Etimologia da palavra AMOR: A palavra amor vem do latim amare/amor, sendo que o significado original da mesma significava o ato de gostar de algo ou de alguém e de sentir amor, tendo como sinônimos desejo, gosto e afeição, de acordo com a forma como a palavra é empregada em uma sentença, já que ela pode ser utilizada para descrever o amor romântico, o amor pela profissão, o amor pela família e assim por diante. 

Etimologia da palavra ÓDIO: A palavra ódio vem do latim odium e representa um sentido profundo de inimizade em uma aversão antônima ao significado de amor. Seus sinônimos podem ser antipatia, raiva, rancor, repulsa e ira. 

Sempre que você se dedica ao estudo sobre a origem e significado das palavras de um modo aprofundado, você está realizando um estudo da Etimologia das palavras. Confira em nosso site outros recursos, dicas e dúvidas importantes da Língua Portuguesa e de outras disciplinas para concursos públicos. 

Propaganda
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/KjhDW6mqPdtAVHdrMErW9k

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos


Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.
Conhecer Canal

POSTS RELACIONADOS

O que é variação linguística?

O que é variação linguística? Variação Linguística. Variações sociais. Variações estilísticas. Variações regionais.

Reticências: quando utilizar?

O que é reticências? Descubra agora quando utilizar as reticências, o famoso três pontinhos. Função da reticências.

O que é concordância nominal?

O que é concordância nominal? Veja nesta dica rápida exemplos e frases com concordância nominal. Significado de concordância para a gramática.

Etimologia: saiba o que é e confira exemplos

Descubra agora mesmo o que é etimologia. Significado de etimologia. Origem da palavra etimologia. Exemplos de etimologia.

Quando eu uso a vírgula? Confira algumas dicas

Cinco truques para aprender o uso correto da vírgula. Uso da Vírgula; Como usar vírgulas. Confira dicas de quando você deve utilizar vírgula.

Questões de Português Para Concursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui