sexta-feira, fevereiro 26, 2021
Home Português Dicas de Português Embaixo ou em baixo: qual usar?

Embaixo ou em baixo: qual usar?

Será que é embaixo ou em baixo? Acesse o post para esclarecer as suas dúvidas e nunca mais errar. Uma dica é entender em qual situação se deve usar cada termo.

Embaixo ou em baixo, junto ou separado? Uma dúvida muito recorrente entre os brasileiros é em relação à utilização dos termos mencionados. Podemos dizer que não há certo e nem errado, pois as duas palavras existem na língua portuguesa. Desse modo, a diferença está tanto em seus significados, quanto na escrita das palavras. 

Devemos destacar que em provas, redações, textos para concurso e respostas de questões, bem como em documentos de reuniões, e-mails de negócios e em contextos de trabalho, é sugerido fazer o uso da norma culta da língua portuguesa, de modo a evitar os possíveis erros. 

Para ajudar você nessa missão, preparamos um artigo sobre a diferença entre os termos embaixo em baixo. É fundamental entender o sentido das palavras para, assim, aplicá-las corretamente em uma frase, por exemplo. Acompanhe o artigo e esclareça todas as suas dúvidas! 

Embaixo ou em baixo: tudo junto ou separado? 

Propaganda
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/C8rT2ApEIj70bnR6kOXypX

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos

A resposta para essa pergunta é depende. Isso mesmo! Depende do contexto da sua frase e da ideia que você deseja transmitir ao seu receptor. Independentemente da forma de escrita, sendo junto ou separado, as duas palavras possuem propósitos diferentes. Por conta disso, antes de mais nada, ao redigir um texto com um dos termos, é importante conferir se o seu uso foi assertivo.   

Desse modo, podemos dizer, que as duas palavras, sendo embaixo ou em baixo, possuem significados completamente diferentes. Enquanto a primeira refere-se a um advérbio de lugar, a segunda pode desempenhar a função de adjetivo.  

Assim, podemos classificar os termos: 

  • Embaixo: advérbio de lugar; 
  • Em baixo: adjetivo. 

Agora que você já entendeu a diferença das palavras, vamos desenvolver a ideia com alguns exemplos práticos e destacar alguns sinônimos. 

Embaixo 

A palavra embaixo, classificada como um advérbio de lugar, pode ter os seguintes sinônimos: 

  • Abaixo; 
  • Debaixo; 
  • Sob; 
  • Por baixo. 

Dica: em caso de dúvidas sobre a utilização do termo, ao precisar fazer a aplicação em uma prova de concurso, por exemplo, troque a palavra pelo seu antônimo para ver se faz sentido, ou seja, faça uma substituição por em cima, acima, sobre. Essa é uma forma de verificar que o uso da palavra embaixo foi adequado ao contexto sugerido. 

Separamos alguns exemplos. Veja só: 

  • Deixei a bolsa embaixo da cadeira. 
  • Havia um piano embaixo da escada. 
  • Guardo as panelas no móvel embaixo da pia. 
  • Deixam os folhetos prontos embaixo da impressora. 

Por sua vez, ao aplicarmos o antônimo na primeira frase, temos “Deixei a frase sobre a cadeira”. Podemos verificar que a frase continua a fazer sentido. Assim, analisamos que o uso do termo embaixo se adequa à colocação. 

Em baixo 

Por sua vez, o termo em baixo é classificado como um adjetivo. Ao atribuí-lo em uma frase, de modo a caracterizar um substantivo, a palavra exerce uma função de característica. 

A seguir, confira a aplicação de alguns exemplos: 

  • A professora pediu atenção dos alunos em baixo tom. 
  • A estampa da camiseta está em baixo relevo. 
  • Só é permitido conduzir em baixa velocidade neste trecho. 
  • A foto está em baixa resolução. 

Não podemos negar que a língua portuguesa contém inúmeros detalhes e regras gramaticais, não é mesmo? Portanto, quem procura se comunicar, de modo formal, deve cumprir as exigências do idioma. Uma dica importante é usar, inclusive no dia a dia, a norma culta da língua portuguesa, com a finalidade de fixar e praticar os conhecimentos absorvidos. 

Agora que você já sabe o sentido que os termos desempenham, tenho certeza que não vai ter mais dúvidas sobre o uso de embaixo ou em baixo. Agora é a sua vez de praticar! 

Se você gosta desse tipo de conteúdo, acompanhe o nosso blog com várias dicas para concurseiros. Bons estudos! 

Propaganda
Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.
Conhecer Canal

Posts Relacionados

Nada a Ver ou Nada Haver: O que significa a expressão e como escrevê-la?

Você tem dúvidas de quando utilizar nada a ver ou nada haver? Acesse o post para esclarecermos, com definições e exemplos práticos.

Como eu escrevo? “Peço” ou “Pesso”?

Peço ou pesso: será que você está escrevendo do jeito certo? Acesse o post e veja a forma correta de se escrever o termo.

De novo ou denovo: qual o correto?

Você sabe quando usar “de novo” ou “denovo”? Entenda a diferença e veja alguns exemplos para nunca mais errar.

Qual a diferença entre vem, vêm e veem?

Confira dicas para diferenciar esses três verbos que geram tanta confusão: vem, vêm e veem.

Jeito ou Geito: como se escreve?

Jeito ou Geito: como se escreve ? É jeito ou geito. Jeito é com g ou com j ? Acesse e tire sua dúvida agora mesmo.

Questões de Português Para Concursos

Questão 925 – Pontuação

Questão 925 - Pontuação

Questão 924 – Concordância verbal ou nominal

Questão 924 - Concordância verbal ou nominal

Questão 923 – Substantivos

Questão 923 - Substantivos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui