quinta-feira, abril 15, 2021
Home Dicas para Concursos Como fazer a revisão antes da prova?

Como fazer a revisão antes da prova?

Confira dicas de como fazer a revisão antes da prova, deixar a matéria fresca na memória e veja como controlar a ansiedade para o grande dia.

O grande dia da sua prova finalmente está chegando e você se preparou da forma como deu. Estudou, assistiu várias aulas, leu livros, resumos, resolveu várias questões e, por fim, confiou em você mesmo. 

Se, ainda assim, você se sente mais seguro fazendo uma revisão antes da prova, separamos algumas dicas inéditas para te passar e deixar tudo mais “fresco” na memória. Cumpre lembrar que você não precisa, necessariamente, fazer uma revisão antes da prova, apenas se realmente sentir que isso é o melhor para você nesse momento.

Agora, confira as 4 dicas de revisão antes da prova:

1 – Revise matérias específicas

Às vezes, o seu concurso cobrará matérias específicas que, obrigatoriamente, cairão na prova. Assim, a sua revisão antes da prova deve abordar esse tipo de conteúdo. A leitura, para essas disciplinas, deve ser de forma leve e não de forma muito aprofundada, apenas com o intuito de tranquilizar o candidato.

2 – Assista videoaulas de revisão antes da prova

Muitos cursinhos disponibilizam videoaulas nas vésperas das provas para os alunos fazerem uma revisão antes da prova, com várias dicas e macetes. Normalmente, os professores revisam os conteúdos mais cobrados de forma a sistemática para que o aluno fixe o conteúdo.

3 – Leia resumos e quadros esquemáticos

Não é hora de se aprofundar em teorias complexas acerca das matérias que cairão na prova. Na verdade, é hora de revisá-las superficialmente. Os resumos de revisão antes da prova e quadros esquemáticos são uma boa dica se você quer dar uma refrescada no conteúdo.

4 – Não ultrapasse mais de 6 horas estudando

Um boa noite de sono na véspera da prova é um dos cuidados que o estudante deve ter. Além disso, estar bem descansado e relaxado poderá ajudar muito o candidato a manter a calma e a ansiedade. Por isso, a revisão antes da prova não deverá ultrapassar mais de 6 horas.

O que mais fazer antes da prova?

1- Se alimente bem

A alimentação é fundamental para te fornecer energia e disposição. Dessa maneira, opte por não comer coisas muito pesadas, o que possam de fazer mal. E, também, não consuma álcool. A ressaca do dia seguinte ou o desconforto que podem ser causados pela bebida podem não valer tanto a pena, causando indisposição e improdutividade.

2 – Vá passear

Os passeios podem te ajudar a descontrair esse clima de ansiedade e tensão antes da prova. Uma saída com amigos ou familiares podem te fazer bem. O ideal seria um passeio que te tranquilize, independentemente do local. Mas, não se esqueça que você não deve voltar tarde para casa, já que você deve estar bem descansado para o próximo dia.

3- Pratique alguma atividade física

Por fim, o exercício físico também poderá te ajudar a aliviar esse momento de nervosismo antes da prova. Assim, praticar alguma atividade física pode fazer com que você fique mais calmo. Além disso, a prática de exercícios libera endorfina, o que ocasiona o bem-estar. Cabe lembrar que a atividade física deve ter intensidade leve à moderada para não ter risco de você sentir dores no dia seguinte ou ocasionar alguma lesão.

Vimos que você chegou até aqui e aprendeu todas as nossas dicas de revisão antes da prova e do que fazer antes dela. Então, agora é hora de colocar toda a aprendizagem em prática.

Se você gosta dos nossos conteúdos, não deixe de compartilhar com amigos que também estejam passando por essa fase.

Até breve!

Questões de Português Para Concursos

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui