O comando cp é utilizado para copiar arquivos e diretórios através da linha de comando. Neste artigo, apresentaremos o uso básico dessa ferramenta utilizando exemplos fáceis de entender.

Sintaxe Básica

cp [OPTION]... SOURCE DEST

Opções do comando cp

[ninja_tables id=”384″]

Exemplos de uso do comando cp

Copiando um arquivo para um diretório

O uso do comando cp é muito fácil – tudo que você precisa fazer é especificar a origem e o destino. Por exemplo, o seguinte comando copia o arquivo arquivo1 do diretório atual para o diretório documentos.

cp arquivo1 documentos

Se o arquivo que você está copiando já existir no diretório de destino, o comando cp irá substituir o arquivo. No entanto, é possível forçar o prompt de comando a perguntar ao usuário se realmente o arquivo deve ser sobrescrito, utilizando o modo interativo, com o seguinte comando:

cp -i arquivo1 documentos

Há situações em que os arquivos não precisam ser sobrescritos. Para este tipo de situação você pode utilizar o comando –n:

cp -n arquivo1 documentos

Fazendo a cópia somente se o arquivo de origem for mais recente que o arquivo de destino

Quando seu requisito for substituir o arquivo de destino, somente se o arquivo de origem for mais recente, utilize este comando:

cp -u arquivo1 documentos

Movendo todos os arquivos de uma extensão específica para um diretório

Para mover todos os arquivos com uma extensão especifica (como .csv) do diretório atual para o diretório documentos, utilize o seguinte comando:

cp *.csv documentos

Forçando a cópia de um arquivo

Para forçar a cópia de um arquivo:

cp -f arquivo1 documentos

Copiando um diretório para outro diretório

O comando cp, por padrão, funciona apenas para arquivos. Ao tentar copiar um diretório, provavelmente você receberá um erro. Sempre que for copiar um diretório use a opção -r/-R.

O comando abaixo copia todos os arquivos, diretórios e subdiretórios contidos em documentos para o diretório /home do sistema.

cp –r documentos /home

FINALIZANDO…

Agora, responda esta pergunta para fixar ainda mais o seu conhecimento.

Qual das opções abaixo não é uma opção do comando cp?

Correct! Wrong!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui