linux-logo

O comando cd (que significa change directory) é utilizado para alterar o diretório atual do shell, ou seja, o diretório no qual o usuário está trabalhando atualmente no Linux e em outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix. É semelhante ao comando cd no MS-DOS.

Como é um comando interno, significa que ele é executado diretamente pelo shell, sem a necessidade de iniciar um programa externo.

cd é um dos comandos que você usará com maior frequência na linha de comando. Use-o para movimentar-se dentro da hierarquia de seu sistema de arquivos.

Todos os arquivos e diretórios em um sistema são provenientes de um diretório principal: o diretório raiz (root). Não há diretório acima do diretório raiz. Todos os diretórios do seu sistema de arquivos, são subdiretórios do diretório raiz.

Os diretórios são separados por uma barra (“/”). Um exemplo, o diretório var/www/html significa que o diretório html está no diretório www que está no diretório chamado var, que está no diretório atual.

Se o primeiro caracter do nome de um diretório for uma barra, significa que o caminho do diretório começa no diretório raiz. Por exemplo, o diretório /var/www/html significa que o diretório html está no diretório www que está no diretório chamado var, que está no diretório raiz.

Quando o primeiro caractere do nome de um diretório for uma barra, dizemos que o usuário especificou o caminho absoluto do diretório. Quando não existe a barra, significa que o usuário especificou um caminho relativo ao diretório atual.

Sintaxe Básica

cd [Options] [Directory]

Comandos

Vamos analisar alguns exemplos:

Acessando diretório root e home

Independente qual for o diretório atual que um usuário está, o comando abaixo nos levaria para o diretório raiz:

cd /

E este levaria para o diretório home:

cd ~

Acessando diretório pai

Chamamos o diretório acima do diretório atual de diretório pai. Ele é representado por dois pontos (“..”). Vamos supor que você está no diretório /documentos/trabalho. O diretório documentos é o diretório pai do diretório trabalho. Se digitarmos o comando:

cd ..

… ele nos levará para o diretório pai /documentos.

Agora, suponha que temos dois diretórios /documentos/trabalho/planilha1 e /documentos/trabalho/planilha2, e estamos atualmente em /documentos/trabalho/planilha1, podemos digitar o seguinte:

cd ../planilha2

… e seriamos levados para o diretório /documentos/trabalho/planilha2.

Acessando subdiretório trabalho com caminho relativo documentos/trabalho:

cd documentos/trabalho

Acessando subdiretório trabalho com caminho absoluto /documentos/trabalho:

cd ../documentos/trabalho

FINALIZANDO…

Agora, responda esta pergunta para fixar ainda mais o seu conhecimento.

Todos os arquivos e diretórios em um sistema são provenientes de um diretório principal: o diretório raiz (root). Não há diretório acima do diretório raiz. O que acontece se estivermos no diretório raiz e executarmos o comando "cd .." ?

Correct! Wrong!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui