HomeLinuxComandos LinuxComando Linux: cat (Básico)

Comando Linux: cat (Básico)

- Advertisement -

O comando cat é uma abreviatura para concatenate. É um dos comandos mais usados nos sistemas operacionais Linux/Unix. O principal uso do cat é ler conteúdo de arquivos. É a melhor forma de exibir conteúdo de um arquivo na linha de comando.

Suas 4 principais funcionalidades são: 

  • Exibir arquivos de texto 
  • Copiar arquivos de texto em um outro arquivo 
  • Criar arquivos 
  • Anexar o conteúdo de um arquivo de texto ao final de outro arquivo de texto, combinando-os 

Sintaxe

cat [OPTION] [FILE] ... 

Exemplos comando cat

Como mencionamos anteriormente o principal uso do cat é ler arquivos na linha de comando. Para ler um arquivo com cat, basta digitar a palavra cat, seguida de um espaço em branco e o nome do arquivo. Por exemplo:

cat arquivo1.txt 

O comando acima irá ler o conteúdo do arquivo1.txt e enviar para a saída padrão, a tela do terminal. No entanto, também é possível redirecionar para outros lugares, além da tela do terminal, por exemplo, para um outro arquivo ou outro comando que usa como entrada a saída do comando cat. 

No próximo exemplo a saída do comando cat é redirecionada para outro arquivo. Para isso, é utilizado um operador de redirecionamento representado pelo sinal de maior “>”

cat arquivo1 > arquivo2 

No exemplo acima, a saída do comando cat é armazenada no arquivo2, ao invés de ser exibida na tela do terminal. 

Nota: A entrada padrão do cat é o teclado, ou seja, se nenhum arquivo for especificado para que seja aberto, o cat lerá o que for digitado no teclado. 

Ao digitar o comando cat + operador de redirecionamento + um nome de arquivo não existente e digitar enter, o terminal irá para a próxima linha. O arquivo não existente será criado e tudo o que for digitado na linha será armazenado nesse arquivo. A sequência de código abaixo ilustra isso: 

cat arquivo2.txt 
Hello world! 

O trecho de código acima irá criar um arquivo chamado ‘arquivo2.txt’ e irá armazenar o texto ‘Hello world!’  no arquivo. 

Se você especificar mais de um nome de arquivo, cat exibirá esses arquivos um após o outro, concatenando seu conteúdo para a saída padrão: 

cat arquivo1.txt arquivo2.txt  

Para armazenar o conteúdo de dois ou mais arquivos em um outro arquivo, use: 

Cat arquivo1 arquivo2 > arquivo3 

O comando acima irá armazenar o conteúdo do arquivo1 e do arquivo2 no arquivo3

Para criar um arquivo, utilize: 

cat > arquivo1.txt 

Ao digitar o comando acima e pressionar enter, você será levado a próxima linha e tudo o que for digitado será armazenado no arquivo. Ao terminar de digitar, pressione CTRL+D para salvar o arquivo e sair. 

Se você utilizar o comando acima e existir um arquivo chamado arquivo1.txt, ele será sobrecrito. Para evitar que isso ocorra você pode utilizar operador de apêndice “>>”: 

Cat >> arquivo1.txt 

Com o comando acima, caso o arquivo1.txt exista, ele não será excluído e o novo conteúdo será anexado ao final do arquivo. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba várias dicas e questões de Informática. Acesse e participe: https://chat.whatsapp.com/EjFpgWPA4nGK5Yu2JjFWEH

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:https://t.me/concursosinformatica

- Advertisement -
- Advertisement -
- Advertisement -

Questões de Informática Para Concursos

Posts Relacionados

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui