linux-logo

O apt-get é uma ferramenta de linha de comando para trabalhar com pacotes de software APT. APT é um acrônimo para Advanced Packaging Tool e é uma evolução do sistema de empacotamento de software .deb do debian. Ele é composto por duas ferramentas principais: o apt-get e o apt-cache.

A ferramenta apt-get fornece uma maneira rápida, prática e eficiente de instalar, remover e atualizar pacotes no sistema. As dependências são gerenciadas automaticamente, os arquivos de configuração são mantidos e os upgrades e downgrades são tratados com cuidado para garantir a estabilidade do sistema.

COMANDOS

Vamos analisar algumas opções de comandos.

 

install

O comando install é utilizado para instalar ou atualizar um ou mais pacotes. Os pacotes são especificados pelo seu nome, e não por um nome de arquivo completo. Por exemplo, apt-utils seria o argumento fornecido, não apt-utils_0.9.7.7ubuntu4_amd64.deb.

Todas as dependências dos pacotes especificados também terão seus pacotes recuperados e instalados. Para localizar os pacotes desejados, é utilizado o arquivo /etc/apt/source.list.

Se você souber o nome do pacote que quer instalar, você consegue facilmente utilizando esta sintaxe:

sudo apt-get install [nome_pacote]
Apenas substitua o [nome_pacote] pelo pacote desejado. Vamos instalar o GIMP, um famoso editor de imagens:
sudo apt-get install gimp
Pronto, instalado. Para instalar mais de um pacote de uma só vez, basta utilizar a sintaxe:
sudo apt-get install [nome_pacote_1] [nome_pacote_2] [nome_pacote_3] .. [nome_pacote N]
Vamos instalar dois editores de texto famosos de uma só vez, o vim e o nano:
sudo apt-get install vim nano

remove

A sintaxe é basicamente a mesma do comando install. Seu objetivo é remover os pacotes instalados pelo install. Nota: Ao remover um pacote, seus arquivos de configuração ainda permanecem no sistema.

sudo apt-get remove [nome_pacote]

O comando seguinte remove o pacote gimp

sudo apt-get remove gimp

update

O apt-get funciona basicamente em um banco de dados de pacotes disponíveis. Se você não atualizar esse banco de dados, o sistema não saberá se há pacotes atualizados ou novos pacotes. O comando update atualiza toda a lista de pacotes diretamente dos repositórios configurados no arquivo /etc/apt/source.list.

Um update sempre deve ser executado antes de um upgrade ou dist-upgrade. Ao fazer uma nova instalação do Linux, este é o primeiro comando que você precisa executar.

sudo apt-get update

upgrade

O comando upgrade instala as versões mais recentes de todos os pacotes instalados no sistema usando as fontes em /etc/apt/source.list . Com esse comando, de nenhuma forma os pacotes instalados serão removidos e pacotes não instalados serão instalados.

Um update deve sempre ser executado antes,para que o apt-get saiba quais novas versões de pacotes estão disponíveis.

sudo apt-get upgrade

purge

Idêntico ao remove, exceto que os pacotes são removidos, bem como todos os seus arquivos de configuração.

sudo apt-get purge [nome_pacote]
Para remover o gimp:
sudo apt-get purge gimp

autoremove

O comando autoremove é uma maneira de liberar espaço em disco. Ele remove pacotes que foram instalados automaticamente para satisfazer as dependências de um pacote instalado. Se o pacote for removido, esses pacotes instalados automaticamente serão inúteis no sistema. Este comando remove esses pacotes.

Sudo apt-get autoremove

Finalizando…

Agora, responda esta pergunta para fixar ainda mais o seu conhecimento.

Quando há um novo pacote ou novas atualizações para um pacote, qual arquivo do sistema é editado?

Correct! Wrong!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui