Introdução

Conheça os diferentes usos das aspas na Língua Portuguesa. Compreenda quando você deve utilizar aspas. Aspas simples e duplas. Exemplos.

o que são aspas

As aspas, representadas pelo símbolo gráfico “  ”, possuem a função de destacar alguma parte do texto, sendo que “ é utilizada para demonstrar a abertura do discurso e ” o seu fechamento.

QUANDO EU USO AS ASPAS?

As aspas possuem diversos usos na Língua Portuguesa. Confira abaixo em quais momentos você deve utilizá-las, com exemplos:

  • Para citações: Jesus então disse: “Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”.
  • Para elucidar uma ironia ou ênfase: Está tudo fora do lugar, que “belo” trabalho você fez!
  • Para nomear obras: O livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é o meu predileto do Machado de Assis.
  • Para gírias: Vamos passar na “padoca” (gíria utilizada para padaria) para bebermos um café?
  • Para estrangeirismos: Primeiramente, devemos fazer um “brainstorming”. Depois, encontramos o melhor jeito de realizar o projeto.
  • Para neologismo: Depois de passar tanto tempo no Rio de Janeiro, acho que eu “carioquei” bastante. Sou quase um carioca.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE ASPAS? QUAIS SÃO?

As aspas duplas (“  ”) são as mais comumente utilizadas, mas quando você faz uso de um destaque para o trecho de uma sentença já destacada com aspas, você deve utilizar aspas simples (ʽ ʼ). Por exemplo: Ao longo de todo o dia, eu só conseguia pensar em ter um coffe break para discutir oportunidades de crescimento dentro da empresa com a minha chefe.

Compreender o uso das aspas é algo fundamental para a evolução de seus estudos na Língua Portuguesa. As aspas não costumam estar presentes apenas nos concursos públicos e exames, mas também são uma exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action