Introdução

Você sabe quando usar kilo ou quilo? Será que as duas formas estão corretas? Leia este artigo e descubra.

Kilo ou quilo

A dúvida entre “kilo” e “quilo” é plenamente aceitável, pois pouco usamos essas palavras na escrita; preferimos a abreviação “kg”, lembre-se da sua lista de compra (01 kg de arroz, 02 kg de feijão...). Mas ao se deparar com a necessidade de escrever a palavra corretamente vem a dúvida: é “kilo” ou “quilo”?

Para adiantar e matar sua curiosidade, saiba que, apesar de algumas controvérsias, a forma correta de escrita é “quilo”, uma abreviação da palavra quilograma, que, por sinal, também é escrita com “qu”.

Mas você pode me perguntar “então por que a abreviação kg é escrita com k?”. Isso acontece porque kg é uma das abreviações da palavra “quilograma”, esta, por sua vez, tem origem etimológica na junção das palavras gregas “khílioi” (mil) e “grámma” (grama), de forma que a abreviação “kg” adotou a primeira letra de cada palavra. A notação “kg” foi convencionada no Sistema Internacional de Medidas (SI).

Resumindo, você tem a liberdade de usar quilo, quilograma ou, simplesmente, kg. Mas nunca “kilo”.

A controvérsia sobre Kilo

Uma confusão a respeito da forma “kilo” foi gerada com uma publicação realizada em 2012 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Abaixo um trecho da publicação:

Acontece que o INMETRO, como sugere a própria sigla, não é órgão competente para alterar regras relativas à língua portuguesa. A decisão do órgão se deu, em parte, com fundamento no uso da forma “kilowatt” feita no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, o que acaba por gerar certa confusão. Podemos inferir que o próprio uso de “kilowatt” é inadequado, pois o prefixo correto é “quilo”, que significa mil (1000). Assim, não há qualquer justificativa para a diferença entre quilowatt (mil watts), quilograma (mil gramas), quilômetro (mil metros), etc.

Então, só para finalizar, a forma correta da palavra é “quilo”, que é tanto uma abreviação de quilograma quanto um prefixo genérico que significa 1000, podendo ser usado junto a várias unidades de medida.

Exemplos de “quilo” como “quilograma”:

  • Quanto custa o quilo de batata?
  • Vou querer dois quilos de arroz.
  • Um quilo é suficiente, poucas pessoas virão jantar aqui hoje.

Exemplos de “quilo” como prefixo genérico:

  • Quanto custa o quilograma de batata?
  • Ele correu três quilômetros em doze minutos.
  • A energia elétrica consumida nas residências é medida, em quilowatt/hora, por meio de um relógio medidor de consumo.

Agora sim ficou fácil, né? Na dúvida, um simples “kg” pode ajudar. Rsrs

Bons estudos!

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action