Introdução

Será que é embaixo ou em baixo? Acesse o post para esclarecer as suas dúvidas e nunca mais errar. Uma dica é entender em qual situação se deve usar cada termo.

Embaixo ou em baixo

Embaixo ou em baixo, junto ou separado? Uma dúvida muito recorrente entre os brasileiros é em relação à utilização dos termos mencionados. Podemos dizer que não há certo e nem errado, pois as duas palavras existem na língua portuguesa. Desse modo, a diferença está tanto em seus significados, quanto na escrita das palavras.

Devemos destacar que em provas, redações, textos para concurso e respostas de questões, bem como em documentos de reuniões, e-mails de negócios e em contextos de trabalho, é sugerido fazer o uso da norma culta da língua portuguesa, de modo a evitar os possíveis erros.

Para ajudar você nessa missão, preparamos um artigo sobre a diferença entre os termos embaixo e em baixo. É fundamental entender o sentido das palavras para, assim, aplicá-las corretamente em uma frase, por exemplo. Acompanhe o artigo e esclareça todas as suas dúvidas!

Embaixo ou em baixo: tudo junto ou separado?

A resposta para essa pergunta é depende. Isso mesmo! Depende do contexto da sua frase e da ideia que você deseja transmitir ao seu receptor. Independentemente da forma de escrita, sendo junto ou separado, as duas palavras possuem propósitos diferentes. Por conta disso, antes de mais nada, ao redigir um texto com um dos termos, é importante conferir se o seu uso foi assertivo.

Desse modo, podemos dizer, que as duas palavras, sendo embaixo ou em baixo, possuem significados completamente diferentes. Enquanto a primeira refere-se a um advérbio de lugar, a segunda pode desempenhar a função de adjetivo.

  • Embaixo: advérbio de lugar;
  • Em baixo: adjetivo.

Agora que você já entendeu a diferença das palavras, vamos desenvolver a ideia com alguns exemplos práticos e destacar alguns sinônimos.

Embaixo

A palavra embaixo, classificada como um advérbio de lugar, pode ter os seguintes sinônimos:

  • Abaixo;
  • Debaixo;
  • Sob;
  • Por baixo.

Dica: em caso de dúvidas sobre a utilização do termo, ao precisar fazer a aplicação em uma prova de concurso, por exemplo, troque a palavra pelo seu antônimo para ver se faz sentido, ou seja, faça uma substituição por em cima, acima, sobre. Essa é uma forma de verificar que o uso da palavra embaixo foi adequado ao contexto sugerido.

  • Deixei a bolsa embaixo da cadeira.
  • Havia um piano embaixo da escada.
  • Guardo as panelas no móvel embaixo da pia.
  • Deixam os folhetos prontos embaixo da impressora.

Por sua vez, ao aplicarmos o antônimo na primeira frase, temos “Deixei a frase sobre a cadeira”. Podemos verificar que a frase continua a fazer sentido. Assim, analisamos que o uso do termo embaixo se adequa à colocação.

Em baixo

Por sua vez, o termo em baixo é classificado como um adjetivo. Ao atribuí-lo em uma frase, de modo a caracterizar um substantivo, a palavra exerce uma função de característica.

  • A professora pediu atenção dos alunos em baixo tom.
  • A estampa da camiseta está em baixo relevo.
  • Só é permitido conduzir em baixa velocidade neste trecho.
  • A foto está em baixa resolução.

Não podemos negar que a língua portuguesa contém inúmeros detalhes e regras gramaticais, não é mesmo? Portanto, quem procura se comunicar, de modo formal, deve cumprir as exigências do idioma. Uma dica importante é usar, inclusive no dia a dia, a norma culta da língua portuguesa, com a finalidade de fixar e praticar os conhecimentos absorvidos.

Agora que você já sabe o sentido que os termos desempenham, tenho certeza que não vai ter mais dúvidas sobre o uso de embaixo ou em baixo. Agora é a sua vez de praticar!

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action