Introdução
Aprenda dicas para nunca mais errar na hora de usar as palavras coco, côco e cocô. Diferença entre coco e cocô. Significado de coco.
Essas três palavras, que geram muita confusão, são a prova de que um acento pode mudar tudo. Antes de iniciar a explicação sobre essas três palavras, é importante destacar que côco não existe na língua portuguesa. Logo, você vai guardar seus esforços para diferenciar coco de cocô, que tem sons diferentes e significados totalmente distintos.
Coco
A palavra coco sem acento pode ter dois significados. A primeira, e mais comum, é o fruto tropical que vem do coqueiro, arredondado e com a casca bem dura.
- Mãe, vou comprar um picolé de coco.
- Estou doida para beber água de coco na praia.
- O quintal está cheio de coco.
Já quando coco é usado no sentido conotativo/figurado, ele adquire o significado de cabeça.
- Ai! Bati meu coco na parede.
- Luísa vive batendo o coco em tudo quanto é lugar.
- Mário, tira esse seu coco do sol agora.
A palavra coco é uma paroxítona, ou seja, sua penúltima sílaba é tônica. Logo, sua pronúncia é a mesma que côco. Lembrando que essa última não existe.
Mas, afinal, se a pronúncia é a mesma, por que a palavra coco não tem acento?
Isso acontece por causa de uma pequena regra da língua portuguesa. Apenas paroxítonas terminadas em r, x, n, l, ps, om, ons, um, uns, ã, ãs, ão, ãos e ditongos orais, são acentuadas. O restante, o acento não se aplica, que é o caso da palavra coco terminada em o.
Cocô
A palavra cocô é uma oxítona com um significado totalmente diferente de coco. Ela é usada informalmente e significa fezes ou excrementos.
- Lucas, tem que trocar a fralda do bebê pois está suja de cocô.
- Não acredito que você fez cocô nas calças!
- O quintal está sujo de cocô de cachorro. Tem que limpar.
Confundir essas duas palavras pode gerar uma confusão e tanto. Portanto, só ficar atento aos significados e aos acentos para nunca mais ter dúvida na hora de usá-las.