Introdução
Saiba tudo sobre a utilização do asterisco na Língua Portuguesa. Asterisco. É Asteristico ou asterisco? Uso do asterisco.
O asterisco (*) é um sinal gráfico que pode ser utilizado de diferentes formas no momento de redação de um texto. Você provavelmente já ouviu alguém se referir a ele como “estrelinha”, não é mesmo? Isso é justificável, já que a palavra asterisco vem do latim asteriscum, cujo significado é literalmente "estrelinha".
PARA QUE SERVE O ASTERISCO E QUANDO EU O UTILIZO?
- O asterisco pode ser utilizado para indicar que há uma nota de rodapé, uma remissão ou uma citação dentro do texto. Exemplo: ao colocar a frase “James Donald* foi um homem importante”, insere-se uma nota de rodapé ao fim do texto para complementar informações sobre James Donald: “*James Donald nasceu nos Estados Unidos e mudou-se para o Brasil em 1922 (...)”.
- Ele pode ser utilizado para representar uma omissão ou lacuna em um texto, quando repetido três vezes, sobretudo para omitir um substantivo próprio. Exemplo: “A polícia conversou com a testemunha ***, considerada uma peça-chave na investigação”.
- Pode também ser utilizado para uma palavra não documentada, sendo hipotética. Exemplo: “Asterisco, do latim *asteriscum”.
- Também pode sinalizar que uma frase é agramatical. Exemplo: *Nós fomo até o lugar.
Simples, não é? Embora o uso do asterisco não seja algo tão comum na Língua Portuguesa, é necessário se atentar para suas possibilidades de utilização e também para interpretar textos que ocasionalmente contem com essa estrelinha simpática.