Introdução
A todos ou à todos? Será que há crase? Entenda a definição de crase e saiba qual a forma correta nesse caso.
Frequentemente nos deparamos com a dúvida entre escrever “a todos” ou “à todos”, seja ao enviar um e-mail, ao redigir um documento oficial, ao escrever uma mensagem de texto, entre outras ocasiões. Para aprender a forma correta de escrita, devemos antes compreender o que é a crase.
Crase
Crase é o fenômeno da língua portuguesa que ocorre quando há aglutinação da preposição “a” com o artigo definido “a”, gerando a forma “à”. Como você deve saber, a palavra “a”, dentre outras classes gramaticais, pode ser tanto preposição quanto artigo definido feminino. Veja exemplos:
“a” como preposição:
- Fizemos uma homenagem a você.
- Márcio foi a uma festa de formatura.
- Nem mesmo o jornal levou-o a acreditar no fato.
“a” como artigo definido:
- A menina lia o livro.
- João tomou a borracha emprestada.
- Ninguém viu a comida chegar.
É por isso que, em regra, a crase acontece apenas antes de palavras femininas no singular.
Então, voltando ao conceito de crase, temos, em resumo, o seguinte:
Por exemplo:
- Maria não irá à (a+a) festa hoje.
- Fui à (a+a) praça.
- Iremos àquela (a+aquela) lanchonete.
Não nos cabe aqui esgotar o conteúdo de crase, que tem várias outras regras e peculiaridades. Então, vamos ao nosso caso: a todos ou à todos?
A todos ou à todos
A forma correta é “a todos”, sem o acento grave (sinal que indica a ocorrência de crase – acento agudo invertido). Mas por quê?
Como vimos, a crase ocorre com a fusão do termo “a” preposição com o “a” artigo feminino. Mas na forma “a todos” não há o artigo, somente a preposição “a”. Lembre-se que “todos” é um pronome indefinido. Vamos ver a diferença entre um caso com ocorrência de crase e o caso do “a todos”.
- Fui à festa.
- Boa noite a todos.
No primeiro caso, temos a preposição “a” que rege o verbo “ir” (quem vai, vai a algum lugar), daí a preposição. E a palavra seguinte é “festa”, que é feminina e pede o artigo “a”. Se fosse uma palavra masculina, você usaria “ao” (fusão de a + o). Por isso há crase, veja:
- Fui à festa / Fui ao show
No segundo caso, porém, temos apenas a preposição, pois não tem qualquer sentido usar o artigo “a” antes de “todos”, já que não é uma palavra feminina, nem está no singular e, além disso, é um pronome indefinido.
O que deve ficar claro é que algumas palavras cobram (é obrigatório) o artigo feminino “a”. Por exemplo, você fala “a festa foi boa” e não “festa foi boa”. Por isso “vou à festa” tem crase, porque há a preposição e o artigo. Entretanto, você não diz “a todos foram embora”, você fala “todos foram embora”. Não há qualquer artigo acompanhando o pronome “todos”. Logo, não cabe a ocorrência de crase, sendo o correto “boa noite a todos”.
Espero que tenha ficado claro. Bons estudos e até o próximo artigo!