Introdução
USB (Universal Serial Bus) é uma interface plug-and-play que permite que um computador se comunique com diversos outros dispositivos e periféricos.
USB (Universal Serial Bus) é uma interface plug-and-play que permite que um computador se comunique com diversos outros dispositivos e periféricos. Hoje, existem milhões de dispositivos USB que podem ser conectados ao seu computador. Exemplos de periféricos são mouse, teclado, impressora, monitor, scanner, entre outros.
O termo “Plug and Play” significa que o Sistema Operacional (SO) automaticamente o reconhece um dispositivo e o instala ao ser plugado ao computador. Além disso, a maioria dos dispositivos USB pode ser facilmente conectada a um computador sem necessariamente reinicia-lo. A maioria dos computadores é configurado para emitir um sinal sonoro, quando um novo dispositivo for conectado.
O USB também pode ser utilizado para enviar energia para determinados dispositivos, como smartphones e tablets, com o propósito de recarregar suas baterias.
O USB é um tipo de padrão de conexão para diferentes tipos de dispositivos. Em outras palavras, ele foi desenvolvido para simplificar a conexão entre computadores e outros dispositivos periféricos. Antes do USB, os dispositivos tinham uma infinidade de conectores. Alguns de seus principais benefícios são uma maior taxa de transmissão de dados e um número reduzido de conectores.
O Universal Serial Bus foi muito bem aceito. Como já mencionado anteriormente, existem diversos dispositivos que se beneficiam de portas e cabos USBs. Hoje, é comum você encontrar uma conexão USB disponível em qualquer dispositivo semelhante a um computador, como console de jogos, TVs e até mesmo em automóveis.
Versões USB
Existem 3 principais versões do padrão USB:
- USB 1.1 (Full Speed USB): pode atingir uma taxa máxima de transmissão de até 12 Mbps.
- USB 2.0 (High-Speed USB): pode atingir uma taxa máxima de transmissão de até 480 Mbps. Normalmente encontrado em pen drives, mouses e teclados.
- USB 3.0 (SuperSpeed USB ): pode atingir uma taxa máxima de transmissão de até 4.8 Gbps teoricamente. É muitos mais rápido que USB 2.0 e é indicado para HDs externo. Normalmente, é um USB 3.0 é identificado pela sua cor azul.
- USB 3.1 (Superspeed+): pode atingir uma taxa máxima de transmissão de até 10 Gbps (10,240 Mbps).
O que são portas USB?
Diversos computadores modernos possuem pelo menos uma porta USB. Veja alguns dos locais que normalmente possuem portas USB.
- PC (Personal Computer) : um PC possui portas USB na parte frontal e traseira de seu gabinete.
- Notebooks: possui portas USB na esquerda, direita ou em ambos os lados do Notebook.
- Tablets e smartphones: ambos, possuem portas USB na porta de carregamento e transferência de dados.
Conectores USB
Existem vários tipos de cabos USB, veja os principais em detalhes abaixo.
USB Tipo A: é constituído de uma interface plana e retangular e são os conectores mais comuns. Os conectores tipo A são utilizados em dispositivos que fornecem energia como um computador, TVs, console de jogos e outros dispositivos.
USB Tipo B: possui um formato quase quadrado e é utilizado em dispositivos que recebem energia. O exemplo mais comum deste conector são as impressoras.
USB Tipo C: possui um formato retangular com 4 cantos arredondados. É o novo padrão USB e que promete uma maior taxa de transferência. Este padrão será encontrado muitas vezes em notebooks, laptops e smartphones novos.
Questões de Concursos
Responda questões de concurso sobre o tem USB e tecnologias associadas.
[mtouchquiz 63]Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.