Introdução

Se você conversou com um amigo, que te disse que acabou de baixar o último episódio de Game of Thrones, você pode ter tropeçado neste termo. Se você quer saber o que é peer-to-peer leia este artigo.

o que é o uma rede peer to peer

Se você usa a internet regularmente é muito improvável que você não tenha ouvido falar do termo peer-to-peer. Se você conversou com um amigo, que te disse que acabou de baixar o último episódio de Game of Thrones, você pode ter tropeçado neste termo. Se você quer saber o que é peer-to-peer leia este artigo.

P2P significa peer-to-peer. Em uma rede peer-to-peer os “peers” são sistemas conectados uns aos outros pela internet. Os arquivos podem ser compartilhados diretamente entre sistemas na rede sem a necessidade de um servidor central. Isso significa que, cada computador em uma rede P2P se torna um servidor de arquivos, bem como um cliente. 

Peer-to-peer (P2P) é um modelo de comunicação descentralizado, onde cada parte tem as mesmas capacidades e qualquer uma das partes pode iniciar uma sessão de comunicação.  Esse modelo usa uma arquitetura distribuída, ou seja, todos os computadores ou dispositivos que fazem parte da arquitetura, compartilham as cargas de trabalho na rede. Não existem peers privilegiados e não há nenhum computador administrador central no centro da rede. 

Em contraste como o modelo cliente/servidor, em que o cliente faz uma solicitação de serviço e o servidor atende a solicitação, o modelo de rede P2P permite que cada nó funcione como cliente e servidor. 

Os recursos disponíveis em uma rede peer-to-peer são compartilhados entre os peers, sem que nenhum servidor central seja envolvido. Alguns dos recursos compartilhados em uma rede peer-to-peer incluem o uso do processador, espaço de armazenamento em disco e largura de banda da rede. 

Alguns exemplos de redes peer-to-peer são: NapsterGnutellaKaZaa e o mais famoso BitTorrent

Vantagens de uma rede peer-to-peer 

As redes peer-to-peer possuem algumas características que as tornam muito úteis: 

  • Elas são difíceis de derrubar, mesmo que você desligue um peer, os outros continuam trabalhando e se comunicando. Para a rede parar de funcionar é preciso desligar todos os peers. 
  • São escalonáveis, isso significa que adicionar novos peer é fácil, e você não precisa fazer nenhuma configuração em um servidor central .
  • Ao se tratar de compartilhamento de arquivos, quanto maior a rede peer-to-peer, mais rápido ele é. Ter o mesmo arquivo armazenado em muitos dos peers em uma rede peer-to-peer significa que, quando alguém precisa fazer o download, o arquivo é baixado em vários locais simultaneamente. 

Desvantagens de uma rede peer-to-peer

Apesar de uma rede peer-to-peer ser uma solução ótima, deve haver algumas considerações antes de usa-la totalmente: 

  • Não existe um controle central sobre a segurança nas conexões P2P, o que significa que arquivos maliciosos podem ser compartilhados entre terminais e poderiam facilmente infectar ima organização inteira .
  • Se um dispositivo na rede e muito lento, o resto da rede P2P será afetado, tornando o processo de compartilhamento de arquivos frustante. 
  • Cada computador, precisa ter um backup independente e não central. Como todos os dispositivos em uma rede P2P funcionam de forma independente, qualquer pessoa pode excluir dados em qualquer dispositivo. Isso siginifica que um arquivo ou pasta compartilhada pode ser removida acidentalmente, tornando-a indisponível para todos. 

Uso ilegal das redes peer-to-peer 

A maioria dos programas P2P é focada no compartilhamento de mídia e, portanto, O P2P é frequentemente associado à pirataria de software e a violação de direitos autorais. Existem muitos sites na web que oferecem acesso a conteúdo protegido por direitos autorais como filmes, séries, músicas e jogos, por meio das redes P2P.  

Embora a tecnologia em si não seja ilegal e tenha muitos casos de uso legítimos que não envolvem pirataria, a forma como algumas pessoas usam o P2P é ilegal e podem ser punidas por lei. 

Os administradores do sistema tendem a desencorajar o uso de aplicativos P2P. Além de ocupar a largura de banda e possivelmente expor legalmente a organização do administrador, os aplicativos P2P podem ser usados para contornar firewalls e distribuir malware.  

Questões de múltipla escolha

Respoda quetões de múltipla escolha sobre peer-to-peer e tecnologias associadas.

[mtouchquiz 24]

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action