Introdução

O que é software? Software é um conjunto de instruções que permite a um usuário instruir um computador a realizar tarefas específicas.

o que é software

Software é um conjunto de instruções que permite a um usuário instruir um computador a realizar tarefas específicas. É um termo genérico para descrever programas de computador.  Scripts e programas geralmente são termos utilizados com frequência para descrever o software. 

O código de um software é escrito por programadores de todo o mundo utilizando uma das mais diversas linguagens de programação existentes. Exemplos de linguagens de programação populares são C, Java, Python, PHP, entre outras. Ao contrário do hardware, o software é algo que não pode ser tocado. 

Sem software, a maioria dos computadores seriam inúteis e usuários não iriam conseguir executar tarefas. Por exemplo, o navegador web (browser) é um software, sem ele um usuário não poderia navegar na Internet ou ler essa página na web.   

O software desempenha um papel de intermediário entre um usuário e o hardware do computador. Em outras palavras, ele direciona todos os periféricos de um computador, o que fazer e como executar uma tarefa. 

Os sistemas operacionais já vêm com alguns softwares previamente instalados. Por exemplo, o Windows 10 vem com o navegador web Microsoft Edge e o processador de textos WordPad já instalados. 

 Atualmente, a forma mais comum de se obter software é fazendo o download do mesmo pela Web. Por exemplo, caso o usuário queira baixar o Skype (ferramenta para comunicação e chats online), basta ele entrar na página do produto na Internet e baixar o programa. Cada software pode ter versões disponíveis para sistemas operacionais específicos (como Windows e Linux). 

[td_block_ad_box spot_id="custom_ad_1"]

Tipos e exemplos de softwares

Existem três tipos de softwares: software básico, software aplicativo e software utilitário. 

Software básico  

É todo programa que é necessário para o funcionamento do computador. O software básico mais importante é o sistema operacional, que possui a função de gerenciar e disponibilizar para o usuário os recursos da máquina e seus periféricos, permitindo que o equipamento se torne operável. Outros exemplos de software básico são: interface gráfica e rede. 

Software aplicativo

São programas que tem aplicações práticas para o usuário, ou seja, são programas que auxiliam o usuário em tarefas rotineiras. Não são obrigatórios para o funcionamento do computador, mas quando instalados, oferecem praticidade para os usuários.  

Exemplos de software de aplicativo incluem: Photoshop, Corel Draw, Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Power Point e navegadores (web browsers). 

Software utilitário

[td_block_ad_box spot_id="custom_ad_1"]

São programas que fornecem ao usuário ferramentas para organizar os discos, verificar disponibilidade de memória e corrigir falhas de processamento. São programas considerados extremamente úteis para o bom funcionamento do computador. 

Exemplos de software de aplicativo incluem: antivírus como o Avast Antivírus, programas para backups, programas para formatação de disco, compactadores de arquivos como o WinRAR e desfragmentadores de disco. 

Formas de aquisição

Normalmente, quando um software é desenvolvido, seus criadores escolhem um tipo de licença de uso para esse programa. Essas licenças de uso não se limitam ser gratuito ou pago. Um software pode ser comprado ou adquirido das seguintes formas: 

[td_block_ad_box spot_id="custom_ad_1"]

Freeware (software gratuito)

É qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties, ou seja, o usuário pode utilizar de forma gratuita. No entanto, um software freeware pode acompanhar licenças restritivas. Exemplos de licenças restritivas incluem a limitação do uso comercial, a redistribuição não autorizada e modificação não autorizada, entre outras. 

Shareware (teste gratuito)

É um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação.  Sharewares possuem duas características principais: a limitação de funcionalidades e/ou tempo de uso do software gratuito limitado.  

Seu principal objetivo é a divulgação software, permitindo aos usuários testar e utilizar o programa de forma gratuita antes de adquiri-lo. Após o período teste gratuito, o usuário é solicitado a pagar um valor para ter acesso a funcionalidade completa ou continuar utilizando o software. 

Outra informação importante é que sharewares são protegidos por direitos autorais. 

Open source  

Um tipo de software em que o código-fonte é fornecido e os usuários concordam em não limitar a distribuição de melhorias. 

Softwares de domínio público  

Pode ser baixado gratuitamente sem qualquer tipo de restrição.

Questões de concursos

Resolva três questões de concursos sobre o tema: software.

[mtouchquiz 147]

Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action