Introdução

ROM é um acrônimo para Read Only Memory, ou Memória de Somente Leitura. É um tipo de mídia de armazenamento que armazena dados permanentemente em computadores pessoais e outros dispositivos eletrônicos

o que é memoria rom

ROM é um acrônimo para Read Only Memory, ou Memória de Somente Leitura. É um tipo de mídia de armazenamento que armazena dados permanentemente em computadores pessoais e outros dispositivos eletrônicos. ROM contém a programação necessária para que seu computador seja inicializado toda vez que você o ligar.

Diferentemente da memória RAM, a ROM é somente leitura, ou seja, os dados só podem ser lidos, nunca alterados. A ROM é permanente e não volátil, isso significa que os dados na ROM não são perdidos quando a energia do computador é desligada. Em contradição, a memória RAM é volátil, ou seja, os dados são perdidos quando a energia é desligada. 

A ROM é sustentada por uma pequena bateria de longa duração em seu computador. 

Existem outros tipos de memórias ROM não voláteis, como PROM, EPROM, EEPROM e EARON. Entretanto esses tipos de memória não volátil podem ser alterados e geralmente chamados de ROM programáveis. O conteúdo pode ser excluído e reescrito várias vezes, mas ainda é considerado “somente leitura”.  

Normalmente a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas dos dispositivos. Firmware fornece as instruções necessárias sobre como um dispositivo se comunica com vários componentes de hardware. Ele é conhecido como semipermanente porque não muda a menos que seja atualizado. Um firmware pode incluir a BIOS, EPROM e configurações de ROM para software. 

TIPOS DE ROM 

Como mencionamos anteriormente, algumas ROM são não voláteis, mas podem ser reprogramadas. Entres elas estão: 

Erasable Programmable Read-Only Memory (EPROM): uma EPROM programada mantém seus dados pro aproximadamente dez a vinte anos e pode ser lida ilimitada vezes. Uma vez programado, uma EPROM pode ser apagada ou reprogramada apenas por uma exposição forte a luz ultravioleta. No entanto, nenhum novo dado pode ser aceito e salvo. Somente os dados já contidos na EPROM, podem ser alterados.  

Electrically Programmable Read-Only Memory EEPROM: uma EEPROM pode ser apagada e reprogramada dentro do próprio circuito, eletronicamente, pela aplicação de sinais de programação especial. Pode ser apagado e reprogramado repetidas vezes. No entanto, um chip EEPRON deve ser apagado e reprogramado em sua totalidade, não seletivamente. A memória EEPRON tem vida limitada, ou seja, o número de vezes que pode ser reprogramada foi limitado a dezenas ou milhares de vezes.  

A EEPROM permite que apenas um local por vez seja gravado ou apagado. Uma versão atual da EEPRON é a memória flash, que permite que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos em uma só operação. 

UV-EPROM: pode ser apagada com o uso de luz ultravioleta e reprogramada. 

Conclusão

A memória ROM está presente em qualquer dispositivo digital, como por exemplo um relógio. Sempre que um computador é iniciado, ele necessita de informações existentes em algum lugar para carregar suas funções básicas e/ou principais de uma forma que elas sempre sejam acessíveis e não se apaguem ao interromper a energia. Em um sistema operacional, a ROM é responsável pela BIOS, que por sua vez, é responsável pela inicialização de todos os componentes do sistema (boot).

Satélites, controles remotos, impressoras, celulares, computadores de mesa, laptops, tablets, todos os aparelhos digitais comportam uma ROM para realizarem suas tarefas básicas. 

Questões de múltipla escolha

Responda questões de múltipla escolha sobre memória ROM e tecnologias associadas.

[mtouchquiz 33]

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action