Introdução

Cada dispositivo conectado à internet, tem sua própria identidade, chamada de endereço IP.

o que é IPV6

A internet tornou-se uma rede complexa de usuários interconectados, dispositivos, plataformas e diversos outros serviços que as pessoas utilizam todos os dias. Cada dispositivo conectado à internet, tem sua própria identidade, chamada de endereço IP. Atualmente, o padrão de distribuição de endereços IPs é conhecido como IPv4, que está sendo substituído pelo IPv6, em um ritmo constante.

O IPv6 é a versão mais recente do Internet Protocol, que identificam dispositivos na intenet para que possam ser localizados. Analogicamente, endereços IPs são como endereços e CEPs que você precisa saber para enviar uma carta. 

O IPv4, a versão anterior, foi criado com um esquema de endereçamento de 32 bits para suportar cerca de 4 bilhões de dispositivos. Na época, esse número foi considerado suficiente para suportar todos os usuários da internet. No entanto, além de computadores, smartphones, tablets, a internet das coisas trará uma quantidade enorme de aparelhos para se conectar à internet. São televisões, geladeiras, lâmpadas, cafeteiras, entre outros. Com isso, constatou-se que a internet precisa de mais endereços IPs. 

O conceito IPv6 foi criado em 1998 pela IETF (Internet Engineering Task Force) como uma solução para a escassez de endereços IP disponíveis no IPv4. A migração do mudo IPv4 para o IPv6 já começou, mas a adoção ainda é considerada lenta. 

O IPv6 usa um esquema de endereçamento de 128-bits. Quando a migração ocorrer por completo, a internet poderá suportar cerca de 340 undecilhões de dispositivos. É um número inimaginável. Os endereços IPv6 usam 8 grupos de 4 dígitos hexadecimais, separado por dois pontos. 

Algumas outras melhorias foram incluídas no IPv6 em comparação com o IPv4. O IPv6 pode manipular pacotes de maneira mais eficiente, melhorar a eficiencia e aumentar o desempenho.

Algumas das vantagens do IPv6 são: confiabilidade, maior velocidade, eficiência de roteamento, criptografia aprimorada, melhor experiência do usuário, entre outras.

[td_block_ad_box spot_id="custom_ad_1"]

Um dos motivos da adoção do endereço IPv6 estar atrasada é devido a conversão de endereços de rede (NAT) que pega endereços IP privados e o transforma em endereços IP públicos. Assim, uma máquina corporativa com um IP privado pode enviar e receber pacotes de máquinas localizadas fora da rede privada que tenham endereços IP públicos.

Existem 3 tipos de endereços IPv6: 

  • Unicast:  identifica um nó exclusivo em uma rede e geralmente se refere a um único remetente ou único receptor
  • Multicast: representa um grupo de dispositivos IP e só pode ser usado como destino de um datagrama 
  • Anycast: atribuído a um conjunto de interfaces que normalmente pertencem a nós diferentes 

Exemplo de um endereço IPv6

2001:0db8:85a3:08d3:1319:8a2e:0370:7344 

Questões de múltipla escolha

Responda questões de múltipla escolha sobre IPv6 e tecnologias associadas.

[mtouchquiz 39]

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action