Introdução

DNS é um sistema de banco de dados distribuído usado para mapear nomes de hosts e destinos de mensagens de correio eletrônico em endereços IP. Com o DNS, é possível digitar palavras em vez ...

o que é DNS

O Domain Name System (DNS) é um dos principais conceitos da Internet. Mas a maioria das pessoas que não possuem conhecimento em redes não percebe que o usa todos os dias para realizar seus trabalhos, verificar seus e-mails, navegar em sites preferidos, ouvir músicas, ver vídeos, entre outros. 

DNS é um sistema de banco de dados distribuído usado para mapear nomes de hosts e destinos de mensagens de correio eletrônico em endereços IP. Com o DNS, é possível digitar palavras em vez de uma sequência de números em um navegador, permitindo que as pessoas pesquisem sites e enviem e-mails usando nomes familiares. Os servidores DNS eliminam a necessidade de os humanos memorizarem endereços IPs

Cada domínio possui um endereço IP. No entanto, endereços IPs são difíceis de memorizar. É muito mais fácil você memorizar o domínio http://techenter.com.br do que seu endereço IP como 131.0.25.68. Para facilitar a compreensão, pense no DNS como a lista de contatos de seu smartphone, onde o nome do contato seria a URL e o número do contato seria o endereço IP. Em seguida, multiplique essa lista de contatos por todos os outros smartphones do planeta.

Contudo, a rede em si só reconhece endereços numéricos, portanto, é necessário algum tipo de mecanismo para converter uma sequência de caracteres em endereços de rede. O papel do DNS então, é realizar essa conversão de caracteres em endereço IP. Sem o DNS a internet que conhecemos seria incapaz de funcionar.  Toda vez que você visita um site, você está interagindo com o maior banco de dados distribuído do mundo.  

Basicamente, sempre quando você acessa um domínio como http://google.com no navegador, ele envia uma consulta pela internet para encontrar o endereço IP referente a esse domínio. Uma vez localizado, o endereço IP é utilizado para recuperar o conteúdo do site. O trabalho que o DNS faz acontece de forma tão perfeita e instantânea que você geralmente não percebe o que está acontecendo, esse processo leva questão de milissegundos. 

Vamos agora analisar como o DNS funciona com mais detalhes. 

Espaço de nomes DNS e servidores DNS 

Gerenciar um grande conjunto de nomes de domínio que está mudando constantemente não é um problema de fácil resolução. Na teoria um único servidor de nomes poderia conter o banco de dados DNS inteiro e responder todas as consultas referentes ao banco. Na prática, o servidor ficaria tão sobrecarregado que seria inútil.  

Para resolver este problema, as informações DNS são compartilhadas entre muitos servidores. Com isso, o tempo de resposta da consulta diminui e se um servidor ficar fora do ar, a internet não será impactada, porque as mesmas informações estão em diferentes servidores. Se fosse somente um servidor, e ele ficasse fora do ar, toda a internet seria atingida. 

As consultas DNS também podem ser armazenadas em computadores clientes. Provavelmente, você usa o google.com várias vezes ao dia. Em vez de seu computador consultar o servidor de nomes DNS para recuperar o endereço IP do google.com todas as vezes, essas informações são salvas no seu computador para que ele não precise acessar um servidor DNS para resolver o endereço IP. 

Da mesma forma, cache adicional pode ocorrer nos roteadores usados para conectar clientes à Internet, bem como nos servidores do provedor de serviços de Internet (ISP) do usuário. Com tanto caching acontecendo, o número de consultas que realmente chegam aos servidores de nomes DNS é muito menor do que parece. 

A internet é dividida em vários domínios de nível superior(ver figura abaixo), onde cada domínio cobre muitos hosts. Cada domínio é particionado em subdomínios, que também são particionados e assim por diante. Existem dois tipos de domínios superior: genérico e de países. Alguns domínios genéricos incluem com para o comércio, edu para instituições educacionais, gov para instituições governamentais, org para organizações não comerciais, net para diversos e mil para instituições militares. Os domínios de países incluem uma entrada para cada país, como br para o brasil e jp para o japão.

Parte do espaco de nomes de dominio da internet
Parte do espaco de nomes de dominio da internet

Cada domínio tem seu nome definido pelo caminho ascendente entre ele e a raiz (que não possui nome - representado na imagem acima com o ponto "."). Os componentes são separados por ponto, por exemplo, techenter.com.br.  Nomes de domínio não fazem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Portanto, br e BR tem o mesmo significado.

Coclusão

A essência do DNS é a criação de um esquema hierárquico de atribuição de nomes baseado no domínio e de um sistema de banco e dados distribuídos para implementar esse esquema de nomenclatura. 

Questões de múltipla escolha

Responda questões de múltipla escolha sobre DNS (Domain Name System)

[mtouchquiz 19]

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action