Introdução

O que é backup. Entenda quais são os tipos e qual a importância de se realizar um backup periodicamente.O que é restauração de arquivos.

o que e backup

Backup refere-se ao processo de fazer cópias de dados ou arquivos de dados e armazena-las em um local secundário. Essas cópias são úteis para se usar quando os dados originais forem perdidos ou destruídos em caso de falhas em equipamentos ou de alguma catástrofe. Em outros palavras, o processo de backup de dados é extremamente importante para um plano de recuperação de desastres. 

Porque um backup é útil? 

A utilidade do backup não acaba por aí. De outro modo, também pode-se entender backup como cópias para fins históricos, para geração de estatísticas, registros históricos ou atender aos requisitos de retenção de dados. 

Empresas fazem backups de dados que consideram vulneráveis, para se previnir de software com erros, corrupção de dados, invasão maliciosa, e diversos outros acontecimentos imprevistos. Além de se tomar cuidado para criar um processo de backup sem erros, também é objetivo das organizações garantir uma recuperação de dados rápida e confiável, caso necessário.

Maneiras de se fazer backup 

Atualmente existem diversas maneiras para fazer backup de suas informações e mídias para manter seus dados. Como exemplo, backups podem ser armazenados em CD-R, DVD-R, pen drives, discos rígidos interno ou externo e na nuvem. Essas são algumas maneiras populares de fazer backup de seus dados. 

Para usuários de PCs, smartphones e tablets, um backup local em um pen drive, disco rígido interno ou externo sempre foi uma ótima opção. No entanto, o armazenamento em nuvem vem ganhando grande destaque. Cada usuário pode fazer backup de seus dados e armazena-los em nuvem.  

Alguns fornecedores de armazenamento em nuvem pessoal incluem: Google Drive, Dropbox, Microsoft OneDriveCarbonite, entre outros. 

As empresas, no entanto, fazem backups de dados em dispositivos de disco de backup dedicado. Um software de backup é responsável por gerenciar todo o processo de copiar os dados para o dispositivo de disco. O software é integrado nos dispositivos em execução ou em um servidor separado. 

Frequência de backup

A frequência com que um backup é executado é determinado de acordo com a periodicidade que os dados são modificados, de como são valiosos e de quanto tempo leva para fazer o backup. Por exemplo, uma empresa com registros de clientes que mudam com frequência, pode fazer o backup de seus dados periodicamente de hora em hora.

No entanto, as melhores práticas recomendam deixar agendado um backup de dados completo para ocorrer pelo menos uma vez na semana, normalmente fora de horário comercial ou durante o fim de semana.  

Para complementar backups completos semanais, as empresas geralmente agendam uma série de rotinas de backup de dados diferenciais ou incrementais. Backup completo (Full), diferencial e incremental são tipo de backup. 

Tipos de backup 

Se você estuda para concursos públicos, este tópico é extremamente relevante. Quando se trata de backup, os tipos de backups existentes e seus conceitos é o assunto mais cobrado. Existem três tipos de backups que podem ser utilizados. São eles: 

Backup completo (full) 

É a cópia completa de todos os arquivos. É considerado o método de backup mais confiável. No entanto, consome bastante tempo e requer um grande número de discos.  

Backup incremental 

Faz cópia das últimas alterações relativas ao último backup. A desvantagem desse tipo de backup é que a restauração completa dos dados irá demorar mais tempo. 

Backup diferencial 

Faz a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo (full).  

Nota: Muita atenção neste ponto. Perceba que o backup diferencial copia todos os arquivos modificados e alterados a partir do último backup completo. Em contraste, o backup incremental cópia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup incremental ou completo.  

Restauração de arquivos 

Backup e restauração são termos que caminham juntos. Grandes corporações que se preocupam com a segurança e dados de seus clientes frequentemente executam testes de backup e restauração. O objetivo é garantir uma recuperação de dados rápida e confiável, se necessário. O procedimento de recuperar arquivos de dados é chamado de restauração de arquivos.  

Conclusão

Um computador pode parar de funcionar a qualquer momento e os dados em um disco rígido podem ser corrompidos ou perdidos se o disco rígido falhar. No momento em que um disco rígido ou um computador para de funcionar, os dados no computador podem ser perdidos. 

Portanto, se você armazena arquivos importantes em seu computador, eles devem ser salvos em backup para evitar a perda de dados e garantir a recuperação desses arquivos se necessário. 

Achou o artigo interessante? Que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Clique aqui para resolver algumas questões sobre o assunto.

Posts Recentes

Call To Action

Call To Action