Home Português Dicas de Português Auto ou alto: qual usar?

Auto ou alto: qual usar?

Saiba quando e como usar auto e alto da maneira correta. Confira a diferença entre auto e alto. Significado de auto. Significado de alto.

Esse é mais um exemplo de palavras homófonas, que apresentam sonoridade igual mas escrita diferente, que causam confusão nos falantes da língua portuguesa. As duas existem no vocabulário português e devem ser usadas em momentos distintos devido aos seus significados. Confira os significados e dicas para não errar na hora de usá-las. 

Auto 

A palavra auto com “u” pode significar várias coisas dependendo do seu uso na oração. De acordo com o dicionário, auto pode ser uma festividade pública, um documento escrito que expressa detalhadamente uma diligência policial podendo servir como prova, peça teatral em forma poética. Além desses, auto também pode ser uma abreviação de automóvel ou um prefixo que significa si mesmo ou si próprio. 

  • Ano passado eu assisti ao Auto da Paixão de Cristo no Espírito Santo. 
  • Fique tranquilo! Os autos do seu processo serão revistos pelo juiz até amanhã. 
  • Eu vou amanhã ao evento de autos novos e seminovos.   
  • Eu preciso fazer uma autoanálise sobre tudo que eu fiz. 

São inúmeras as formas existentes com o prefixo auto, como por exemplo autoajuda, autoestima, autorretrato, autoconhecimento, entre outros. 

Alto 

A palavra alto tem o significado bem diferente de auto com “u”. Ela se refere a algo ou alguém elevado, superior ou erguido. Uma das formas de fixar o significado é ligá-la ao seu antônimo baixo, pois fica mais fácil compreender. 

  • Meu filho é muito alto, diferente de mim. 
  • Marta está com o açúcar alto, temos que ficar de olho nela. 
  • Eu amo usar salto alto vermelho. 
  • Nós vamos andar até o alto da montanha. 

A palavra alto com “l” também forma outras palavras, sem ter seu significado alterado. Algumas delas são: alto-falante, alto-astral, alto-mar, alto-comando e etc.   

Com todas essas dicas, fica fácil compreender o uso das duas palavras. Apesar de mesmo fonema, elas têm significados totalmente opostos e não podem ser confundidas na hora da escrita. Fique atento ao seu significado e na dúvida use o antônimo da palavra alto com “l”, dessa forma você não vai errar. Está achando que acabou aqui? Para conhecer mais a língua portuguesa e esclarecer dúvidas basta clicar nesse link que você será redirecionado para a nossa página recheada de dicas que vão te ajudar na hora de prestar concurso público.  

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/KjhDW6mqPdtAVHdrMErW9k

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos



Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui

Sair da versão mobile