terça-feira, abril 20, 2021
Home Português Dicas de Português AnCiedade ou AnSiedade: qual é o correto?

AnCiedade ou AnSiedade: qual é o correto?

É anciosa ou ansiosa? Ancioso ou ansioso? Anciedade ou Ansiedade? Descubra agora mesmo qual o termo correto e como utilizá-lo.

De vez em quando nossa mente gosta de pregar peças na gente, não é mesmo? Já lemos e escrevemos aquela palavra centenas de milhares de vezes, mas de repente acabamos por nos perguntar: “É assim mesmo?”. Com a internet (e sobretudo com as mídias sociais) acabamos nos deparando com uma série de erros ortográficos que acabam plantando dúvidas em nosso inconsciente. E um erro bobo, por vezes, pode nos custar muito. Hoje você vai aprender para nunca mais esquecer: é anciosa ou ansiosa? Ancioso ou ansioso? Anciedade ou Ansiedade? 

Anciedade… Com C ou S? 

AnCiedade com “C” não apenas é um erro ortográfico, mas também um dos erros ortográficos mais comuns. A anSiedade (sim, sempre com S) é uma palavra que vem do latim ‘anxietas.atis’ e possui sinônimos como agonia, inquietação, angústia, tormento, dentre outros. O correto é escrever ansiedade, com S

Para que você sempre se lembre, vamos observar como o termo ansiedade é utilizado em algumas sentenças: 

  • Nossa, hoje a Maria parece tão ansiosa. 
  • Você deveria falar com alguém sobre essas crises de ansiedade… 
  • Estou ansioso para a festa de hoje! 
  • O Pedro não conseguiu tomar o café da manhã hoje, pois estava ansioso para a prova. 
  • Eu estava ansiosa com os acontecimentos recentes, por isso preferi não me envolver na discussão. 
  • Quando a Joana está ansiosa, ela fica irreconhecível. 
Propaganda

Como é possível observar, a palavra ansiedade é utilizada para designar as pessoas que se encontram em um estado de ânsia, podendo ter conotação tanto positiva (como no exemplo “Estou ansioso para a festa de hoje!”) quanto negativa (como no caso de “O Pedro não conseguiu tomar o café da manhã hoje, pois estava ansioso para a prova”. E nada pode nos deixar mais ansiosos do que o surgimento de uma dúvida ortográfica sobre uma palavra tão comum no meio de uma prova. 

Bastante simples, não é? Mas se você está lendo esse texto agora é devido ao fato de que essa dúvida lhe ocorreu. Ansiedade é um substantivo feminino, tendo como antônimos a pacificidade, tranquilidade, sossego, calma. Ansioso é o adjetivo masculino para aquele que está com ansiedade, enquanto ansiosa é o adjetivo feminino.  

Já que você tirou essa dúvida, lhe convido também para aproveitar as outras dicas de nosso blog. Aqui vão algumas sugestões de outros erros bastante comuns para você não ficar ansioso quando estiver escrevendo:  

Propaganda
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/KjhDW6mqPdtAVHdrMErW9k

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos


Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.
Conhecer Canal

POSTS RELACIONADOS

O que é variação linguística?

O que é variação linguística? Variação Linguística. Variações sociais. Variações estilísticas. Variações regionais.

Reticências: quando utilizar?

O que é reticências? Descubra agora quando utilizar as reticências, o famoso três pontinhos. Função da reticências.

O que é concordância nominal?

O que é concordância nominal? Veja nesta dica rápida exemplos e frases com concordância nominal. Significado de concordância para a gramática.

Etimologia: saiba o que é e confira exemplos

Descubra agora mesmo o que é etimologia. Significado de etimologia. Origem da palavra etimologia. Exemplos de etimologia.

Quando eu uso a vírgula? Confira algumas dicas

Cinco truques para aprender o uso correto da vírgula. Uso da Vírgula; Como usar vírgulas. Confira dicas de quando você deve utilizar vírgula.

Questões de Português Para Concursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui