sexta-feira, fevereiro 26, 2021
Home Português Dicas de Português Agente ou a gente: qual é a diferença?

Agente ou a gente: qual é a diferença?

A gente ou a agente? Essa dúvida é muito comum entre os falantes da língua portuguesa, ainda mais pela grafia ser parecida. A diferença entre os termos está em um espaçamento ou ajuntamento do “a”. Antes de mais nada, precisamos esclarecer uma questão: tanto agente, escrito com o “a” junto de “gente”, como a gente, escrito com o “a” separado de “gente”, são palavras existentes no idioma português. 

Podemos dizer que a língua portuguesa é cheia de detalhes e regras. Por conta disso, devemos prestar atenção ao escrevermos uma mensagem, um e-mail, uma redação ou um texto. Vale destacar que, apesar da forma escrita ser praticamente a mesma, os dois termos possuem significados diferentes. Isso quer dizer que, ao escrever de forma errada, o sentido da frase muda por completo. 

Para que você não cometa mais esse erro, dedicamos este artigo à explicação dos termos agente a gente. Também colocamos em evidência alguns exemplos práticos e as definições das palavras. Acompanhe! 

Agente 

Propaganda
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba dicas e questões de Português para concurso. Acesse e participe:
https://chat.whatsapp.com/C8rT2ApEIj70bnR6kOXypX

Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos

O significado do termo agente está relacionado ao profissional de alguma área. Nesse caso, sua aplicação, por exemplo, pode ser a seguinte: agente imobiliário, agente de produção, agente de vendas, agente de turismo, agente secreto, agente penitenciário, entre outros. 

Agente
DefiniçãoProfissional de alguma área 
Exemplos agente de produção, agente de turismo, agente secreto, agente penitenciário 

Assim, devemos sempre fazer essa associação ao pensarmos em classificar o termo. O significado e o modo de escrever são os aspectos que divergem entre agente a gente

A gente  

Já o termo a gente, com o “a” (artigo) afastado do “gente” (substantivo), é um modo informal de referirmos à primeira pessoa do plural, ou seja, ao termo nós. Desse modo, ao aplicarmos a frase “A gente vai embora daqui a pouco” à norma culta da língua portuguesa, devemos fazer o uso do nós, assim sendo: “Nós iremos embora daqui a pouco”. 

A gente 
DefiniçãoTermo que substitui o nós (primeira pessoa do plural). 
Exemplos “A gente tem gostos parecidos”; “A gente gosta de comida japonesa”; “A gente quer sair hoje à noite”. 

Vale ressaltar que a expressão a gente se conjuga na terceira pessoa do singular: 

Verbo Conjugação
GostarA gente gosta 
ComerA gente come 
DecidirA gente decide 

Na linguagem do dia a dia, é aceitável usarmos o termo a gente, mas em provas de concursos, redações e textos formais, o uso se torna impróprio. Desse modo, evite fazer o uso do a gente para não existir confusões em situações que exigem o uso da forma culta da língua portuguesa. Assim, faça sempre a substituição do termo por “nós”. 

Agora que você chegou até aqui, tenho certeza de que já sabe quando utilizar agente ou a gente. Continue praticando para ficar, cada vez mais, afiado no português!  

Se você gosta desse tipo de conteúdo, acesse o nosso blog para conferir mais dicas de português. Uma dica, para se dar bem, é não deixar tudo para última hora e sempre manter os estudos em dia. Até mais! 

Propaganda
Convido você a conhecer nosso canal do YouTube. Nele você encontrará várias questões de concursos de várias disciplinas.Estamos começando agora e contamos com sua inscrição pra continuar trazendo mais conteúdos.
Conhecer Canal

Posts Relacionados

Nada a Ver ou Nada Haver: O que significa a expressão e como escrevê-la?

Você tem dúvidas de quando utilizar nada a ver ou nada haver? Acesse o post para esclarecermos, com definições e exemplos práticos.

Como eu escrevo? “Peço” ou “Pesso”?

Peço ou pesso: será que você está escrevendo do jeito certo? Acesse o post e veja a forma correta de se escrever o termo.

De novo ou denovo: qual o correto?

Você sabe quando usar “de novo” ou “denovo”? Entenda a diferença e veja alguns exemplos para nunca mais errar.

Qual a diferença entre vem, vêm e veem?

Confira dicas para diferenciar esses três verbos que geram tanta confusão: vem, vêm e veem.

Jeito ou Geito: como se escreve?

Jeito ou Geito: como se escreve ? É jeito ou geito. Jeito é com g ou com j ? Acesse e tire sua dúvida agora mesmo.

Questões de Português Para Concursos

Questão 925 – Pontuação

Questão 925 - Pontuação

Questão 924 – Concordância verbal ou nominal

Questão 924 - Concordância verbal ou nominal

Questão 923 – Substantivos

Questão 923 - Substantivos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, entre com seu nome aqui