Você, em algum momento, já teve dúvidas em relação ao uso das palavras afim e a fim? Antes de mais nada, é importante destacarmos que os dois termos são existentes na língua portuguesa. O único fator que difere é em relação a sua utilização, pois têm significados e sentidos totalmente diversos.
Podemos dizer que esse é um erro muito comum entre os brasileiros, visto que as palavras contam com grafias semelhantes. O único aspecto diferente, desse modo, é o espaçamento ou o ajuntamento da letra “a”. Sendo assim, as confusões em decorrência do uso correto são, completamente, comuns e aceitáveis.
Para que você não cometa mais essa falha, dedicamos, neste post, uma explicação sobre as diferenças entre afim e a fim, os modos de uso e alguns exemplos práticos. Vamos esclarecer todos os seus questionamentos. Veja só!
Afim
https://chat.whatsapp.com/C8rT2ApEIj70bnR6kOXypX Receba nossas questões e dicas também pelo aplicativo Telegram, acesse e participe:
https://t.me/portuguesparaconcursos
O termo afim pode ser classificado como um substantivo ou como um adjetivo. A sua função varia de acordo com a colocação na frase.
Em um primeiro momento, é válido enfatizar que um substantivo, de modo geral, nomeia objetos e seres. Já o adjetivo, altera o substantivo por meio da atribuição de alguma característica. Desse modo, fica mais simples explicarmos as diferentes formas de utilização.
Afim como adjetivo
Quando sua aplicação está como adjetivo, o seu significado é:
- Semelhante;
- Próximo;
- Similar;
- Parecido.
Alguns exemplos são:
- Publicidade é uma área afim do Marketing. Afinal, uma complementa a outra.
- Por nossas metas não serem afins, é melhor nos separarmos.
- Francês é uma língua afim do italiano.
Afim como substantivo
Normalmente, na forma de substantivo, o termo é usado no plural, ou seja: afins.
Da mesma forma, a palavra significa:
- Parentes por afinidade;
- Partidárias.
Exemplos:
- Para a festa de final de ano, chamei somente pessoas próximas e afins.
- Os afins estão reunidos em uma única chamada de vídeo.
A fim
Por sua vez, o termo a fim, é uma locução prepositiva, isto é: possui a função de uma preposição. O sentido da palavra sugere a ideia de:
- Finalidade;
- Propósito;
- Objetivo.
Veja só os exemplos:
- Saí de casa a fim de morar sozinha.
- Participou da reunião a fim de apresentar o projeto.
- Estudei muito a fim de passar de ano.
Podemos dizer que, na linguagem informal, o termo é muito usado no sentido de:
- “Estar interessado” em alguém;
- “Estar disposto” a algo;
- “Estar interessado”.
Desse modo, podemos verificar alguns exemplos para reforçar o uso do termo a fim:
- Estou a fim de você.
- Não estou a fim desse trabalho por ser longe de minha casa.
- Estou a fim de jantar em um restaurante novo hoje.
O português, realmente, é um idioma com várias regrinhas e detalhes, não é mesmo? Mas, com dedicação e paciência, é possível aprender aos poucos sobre a norma culta da língua portuguesa.
Agora que você já sabe os significados e as funções das palavras afim e a fim, é a sua vez de aplicá-las em seu dia a dia. Não deixe de praticar e, sempre que tiver dúvida, consulte um dicionário para não escrever de forma errada.
Lembre-se: para o receptor não receber sua mensagem com um outro sentido, é fundamental conferir a gramática e fazer o uso correto dos termos.
Se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de conferir nossos posts no blog com as últimas atualizações sobre dicas de português. Bons estudos!
Conhecer Canal